Blog do Tas

PAC chinês x PAC brasileiro

06 de julho de 2011, 11:24

Escrito por marcelotas

Enquanto o Governo Dilma enfrenta a dura realidade do freio de mão da corrupção, do outro lado do mundo, o crescimento chinês consegue feitos de fazer inveja aos mecânicos do pit stop da Fórmula 1.

 

A estrutura do hotel (foto acima) de 15 andares na província de Hunan ficou pronta em exatos 6 dias. É uma proeza da construtora Broad, especializada em contrução pré-fabricada auto-sustentável que acelera o PAC chinês.

 

Do lado de cá do oceano, enquanto as estradas se esfarelam pelo território nacional, no Ministério dos Transportes, quem dá as cartas ainda são figuras como Valdemar da Costa Neto, este sim, um autêntico auto-$ustentável do PAC brasileiro.

 

  1. Pode ser a China tenha feitos avanços tecnológicos e infra-estruturais muito mais significativos que o Brasil, que além de ter q lutar contra a corrupção que sangra os cofres do país, ainda luta contra uma desleal relação trabalhistas com a china, que paga baixíssimos salários porque tem umas das maiores reservas de mão de obra barata do mundo. Precisamos globalizar não só a economia e os avanços tecnológicos, mas também as leis trabalhistas tão duramente, muitas vezes até com sangue, conquistadas. Quando comprar um sapato da nike, imagine q ele pode ter sido feito a luz de vela por uma criança no vietnã.

  2. Impressionante, excelente trabalho em equipe entre os chineses….
    Aqui no Brasil tbm tem só que na corrução….=/ ,opa na politica….

  3. Incrivel… Po Brasil! Vamos copiar gente inteligente!!

  4. Oi, Marcelo. Estou chegando, e já soltando o verbo (ou seriam os dedos?): mesmo que digam, que na China há trabalho escravo, a prova está documentada. Em Pindorama, os papéis contratuais param, enquanto que os impressos com cifras, crescem…

  5. Bem apropriada a comparação.

    Só faltou lembrar que na China não existe licença ambiental, licitação, direito trabalhista, salário decente, liberdade de imprensa (pra investigar e divulgar corrupção).

    A comparação é apropriada: torçamos para que o Brasil corrija os erros (e puna responsáveis), mas nunca faça uma obra como na China.

    • Aqui a imprensa é livre para divulgar. Divulgam várias ou por que não, quase todas as atrocidades do governo. Mas por aqui (Brasil), o povo vê as notícias, se revolta, pede “justiça”… Mas na hora de votar, vota sempre nos mesmos canalhas que foram denunciados pela mídia.
      E acaba tudo em pizza, não existe punição, a máfia prevalece e nós continuamos pagando e pagando.

    • ” Só faltou lembrar que na China não existe licença ambiental, licitação, direito trabalhista, salário decente, liberdade de imprensa (pra investigar e divulgar corrupção) ”
      .
      Talvez fale aqui alguma bobagem mas ate onde sei, pelo menos em Xangai, ha salario minimo, aposentadoria e direitos trabalhistas. Taxistas, por exemplo, trabalham 12 horas num unico dia, porem no dia seguinte descansam.
      .
      Tem podre? Tem…
      A imprensa eh realmente controlada, etc… Porem, sem comparar as desgracas, mas visando o EXEMPLO do que ha de melhor; a China tem uma organizacao de se tirar o chapeu.
      .
      Durante 4 ou 5 anos eles se prepararam para as Olimpiadas e para a Expo. Fizeram um programa de educacao para as pessoas, incluindo bons modos e aulas de ingles.
      Mudaram as ruas, criaram pontes, viadutos, varias redes de hoteis e linhas gigantes de metro…
      Derrubaram e subiram novos muros, pintaram todos os predios da populacao mais carente, ate flores nas ruas eles colocaram.
      .
      Estamos a 3 anos de um grande evento no Brasil, que eh a Copa do Mundo e nao tenho visto 1/3 da preparacao que vi na China. VAMOS PASSAR VERGONHA !
      .
      Lembremos que a China passou pelo mesmo feudalismo que passamos. Sofreram guerras crueis. Uma revolucao que durou muitos anos e hoje mantem o que acreditam (mesmo que eu descorde) porem adaptados ao mundo globalizado.
      A educacao escolar tornou-se a numero 1 do mundo. Os MBA’s ja estao entre os melhores do mundo.
      A saude tem muiiiito pra melhorar mas voces nao tem ideia do progresso que essa area ja teve. Era ruim demais. Hoje da pra encontrar bons recursos.
      .
      Enfim, tudo isso leva a China, ao meu ver, pra um patamar muito mais elevado do que o meu lindo e pobre Brasil.
      A China ainda tem muito pra melhorar, como os pontos que voce “gustavo”, citou acima. Porem eles colocaram o PAC pra funcionar e logo vao engolir o planeta :)
      .
      O Brasil tem muito a aprender com o “amiguinho” emergente!
      Principalmente, como foi o que o TAS mencionou, o fazer o PAC ACONTECER.

  6. Parece que a construção civil do Brasil ainda não conhece essa Tecnologia dos Blocos Gigantes de Lego. Parabéns pra China que soube usar muito bem.

  7. Um dos ralos caiu essa semana. Alfredo Nascimento. Pena que vão substituí-lo por um igual. O PR (dono da pasta) diz querer alguém com perfil político, não um técnico (alguém que entenda do assunto). Ou seja, todas as denúncias de propina e superfaturamento vão continuar.

  8. Da pra ver o PAC Chines corroendo o PAC Brasileiro soh na jardinagem….
    Enquanto Sao Paulo inaugura 1 estacao de 1 linha de metro, Xangai inaugura 11 linhas inteiras ! De verdade.
    .
    Corrupcao existe na especie humana, mas o que acontece no Brasil deixou de chamar corrupcao ha muito tempo. O nome disso eh BANDIDAGEM.
    Vejo pessoas de boa indole cometerem crimes de corrupcao no Brasil sem ter ideia do erro que estao cometendo… eles nao tem ideia de que o nome daquilo eh corrupcao e, mais importante, que corrupcao eh crime !!!
    .
    A China tambem ganha pelos PRINCIPIOS do povo. Eles sao dificeis de compreender mas eh fato que vivem de seus principios com grande influencia Confuciana, machista e individualista ao meu ver, contudo valoriza o trabalho e a familia.
    .
    O PAC Chines eh mesmo fenomenal. Eu moro aqui ha 8 anos. Discordo de muitas coisas mas respeito imensamente os PRINCIPIOS deste povo.
    .
    Beijo pra vc Tas :)

  9. Falando em construções, os novos estádios pra Copa do Mundo já saíram das fundações? Ou melhor dizendo, da divisão do bolo entre os participantes? Um dos problemas de se construir no Brasil, são as subempreitadas. Todo mundo quer ser intermediário, receber um percentual sem trabalhar, o que faz o custo final da obra aumentar.

  10. eh mas lah o pessoal cresce com a mentalidade seguinte: vou lutar por mim e pelo meu país, vou trabalhar para dar td de bom para a minha familia, vou respeitar as leis e etc. aqui na Brasil jah eh assim: pow fulano me deu 10 paus a mais de troco,vou embolsar,vo no posto pegar um atestado pra descansar um pouco,aqui em casa cada um se vira sozinho,fulano eh trouxa eu sou mas esperto do q ele.

    enquanto o Brasileiro nao parar de ser olho grande nas coisas alheias e começarem a respeitar as leis esse país vai ser assim.

    • Diego, esse é um pequeno detalhe que não se vê normalmente. Todos culpamos os políticos que, inegavelmente, têm grande parcela de culpa. Mas ninguém vê os próprios erros. Me divirto quando volto a algum caixa e digo que o troco está errado. A pessoa do outro lado geralmente já quase se levanta para brigar e fica sem jeito quando falo que recebi troco a mais. Tenho vontade de cumprimentar pessoas que às vezes andam alguns passos a mais para jogar algo no lixo. E outros aspectos assim, que deveriam ser tão pequenos que nem notaríamos, mas que mostram quanto ainda temos de evoluir, no geral.

      E é interessante e triste notar uma outra “evolução”. Já sou relativamente velho e dirijo há mais de vinte anos. Antes, quando dava a alguma criança no sinal (semáforo, sinaleira) um pacote de biscoitos, era quase certo que ela chamasse as outras para dividir; hoje em dia, a primeira coisa que fazem é esconder o pacote de biscoitos embaixo da blusa, para não correr o risco de “perder” parte do que ganhou. Ou seja, mesmo a classe mais pobre, que sempre foi mais solidária, está mudando, e para pior.

  11. RENATA HERINGER BOULLOSA 6 de julho de 2011 at 15:14

    Imaginem a situação: Você ai de férias por uma semana e quando retorna, encontra na frente sa sua casa um prédio ENORRRME …..
    É de assustar, admirar e servir de exemplo a imcompetência Brasileire de administrar.
    Valeu …Fui ….

  12. Gisele Queiroz Daguano Colombari 6 de julho de 2011 at 13:39

    Isso é que é eficiência! Há mais de um ano fechei contrato com uma construtora, responsável pela construção do que virá a ser minha residência; meu futuro apartamento e de mais 85 compradores, foi adquirido na 1ª fase do emprendimento lançado (eu assinei contrato em maio/2010), contudo, a despeito de quase todos terem cumprido suas partes nos contratos assinados com a construtora, até hoje, as obras não iniciaram.
    A Construtora joga a culpa na burocracia do país e da Caixa Econômica Federal e a CEF, de seu lado, atribui a culpa à burocracia do país e na Construtora.
    Nessa toada, quem sai prejudicado são os compradores, que não conseguem obter resposta; quem sabe a solução seria contratar essa Construtora chinesa; certamente a obra seria entregue em tempo recorde!

    • Gisele, sugiro tomar muito cuidado. Li há duas ou três semanas que algumas construtoras estão atrasando deliberadamente as obras para forçar os clientes a cancelar o negócio já que, contratualmente, o ressarcimento que terão de fazer é mínimo. Ou seja, estamos financiando as construtoras durante a construção, recebemos o dinheiro de volta com correção abaixo da obtida na poupança e as construtoras depois aceleram a consturção e vendem o imóvel novamente, já com preço de imóvel pronto para uso e não mais como algo na planta, que vale muito menos.

  13. Ah Tas não podemos reclamar de rapidez na realização das coisas no Brasil, olha só a rapidez que aprovaram o aumento de salário para deputados, a rapidez que aumentaram o salário do prefeito de São Paulo. O Rubinho na hora de correr se inspira no Pac do Brasil rsrsrsrsr

    • Basta morar alguns anos em um país de 1º mundo para perceber o quanto o Brasil está atrasado, principalmente em termos de infraestrutura, uns 50 anos no mínimo. Nosso governo aprendeu a fazer propaganda e controlar a mídia. BRIC, potência econômica? Tem trouxa que ainda acredita nessa balela.

  14. Neste caso, nem um nem outro é o modelo ideal. A China explora seus trabalhadores, a corrupção só não aparece porque o governo não permite e os cuidados ambientais são zero. A diferença é que o governo chinês faz sem perguntar, o brasileiro pergunta pra todo mundo e quem não é perguntado entra com ação judicial para falar.

    • Renato, falando em Exxxa, me lembrei da fusão entre Pão de Açúcar e Carrefour, provavelmente bancada por nossos impostos e que levará ao aumento dos preços em supermercados, pela simples redução da concorrência. Em Belo Horizonte, há alguns anos, um Tribunal estava para construir uma nova sede em frente ao BH Shopping, nosso principal centro de compras. Como o Abílio Dxxxz (é esse o dono do Exxxa?) era amigo do Presidente, cancelou-se o projeto e o terreno foi vendido/doado para a construção de um Exxxa em frente ao shopping, ou seja, em competição direta com o Carrefour que já estava lá dentro. Tudo bem que a concorrência é saudável, mas não é um “pouquinho” suspeito? Pena que não tenha caído nenhum helicóptero, como na Bahia, que ajudasse a desvendar um pouco do conflito de interesses.

    • No brasil é igualzinho! Depende de, para quê e para quem é a obra. Um Hipermercado da rede ExxxA, aqui perto, ficou pronto em 26 dias. Um Posto de saúde na rua da minha casa está em construção a 3 anos.

  15. Os políticos Brasileiros são tão sem-vergonhas que nada disso os afeta… Enquanto o povo brasileiro continuar colocando no poder gente assistencialista, que troca votos por “bolsas”, seremos sempre terceiro mundo… E não há interesse algum da politicada em melhorar a educação do povo para evoluirmos como nação, porque com povo inteligente eles não estariam no poder.

  16. Ei Tas, o brasileiro também sabe ser rápido!
    Há cerca de 10 anos atrás, quando morava num condomínio, na Barra, RJ, vi um posto de gasolina ser montado no “cebolão” num curto feirado de 3 ou 4 dias. IMPRESSIONANTE!! Nunca vi nada igual! Bombas, lava rápido, lj de conveniência, pintura…, ficou bem bonito.
    Os moradores vizinhos diziam que aquele terreno não tinha licença ambiental que permitisse um posto ali. Mas isso, com certeza, foi um detalhe sem importância para o engenheiro, o construtor, o dono do posto e, quem sabe, o fiscal público responsável por caçar e derrubar aquela cag…

  17. Daniel G. Ferreira 6 de julho de 2011 at 12:07

    Taz,
    tem um detalhe simples.

    Quanto não custa esse edifício todo pré-moldado??

    Montar um desses aqui também conseguiríamos… a que preço é o detalhe.

    • Acredito que o preço não possa ser levado em consideração com relação ao resultado. Se pararmos para pensar nos “Elefantes Brancos” brasileiros – vide Cidade da Música, na Barra da Tijuca – que sugam BILHõES de reais dos cofres públicos (para encher bolso de sem vergonha, claro) e serem “inaugurados” ainda estando inacabados apenas para continuarem ali, parados feito carcaças no meio do caminho… Se formos comparar com isso, o custo dos pré-moldados deve valer a pena.

  18. são diferenças que o Brasil poderia ter vergonha…
    e diminuir a atuação no Programa de Aceleração da Corrupção²²

  19. Tenho medo do salários dos empregados envolvidos nessas obras… Nosso PAC não é nenhum modelo, e nem nosso governo, temos muito a melhorar, muito mesmo.
    Acho que comparações são vindas quando são expressas a partir de uma análise mais total, mais contextualizada..
    Esse tipo de comparação fez com que o Brasil importasse muitos dos modelos nos seus últimos 500 anos.. Foi o modelo Português, o modelo Inglês, o modelo Americano.. Até mesmo entre as diferentes regiões do país a importação de modelos causa fatos bem curiosos que demonstra a “burrice” dessa forma de análise: O caso da Universidade do Piaui que tem quebra-gelo, imitando algumas das universidades do Sul é memorável.

    Nós temos que crescer demais (não só os políticos e sua forma de organização na corrupção total), mas também nós que mantemos determinados políticos lá.. Temos que crescer, mas não é imitando que vamos conseguir isso.

  20. Caramba… muuito bom… o Brasil sendo um pais multicolorido deveria aprender alguma coisa com as boas idéias de fora

  21. Ai que vergonha do nosso PAC!

  22. Raphael Antonio Queiroz Russo 6 de julho de 2011 at 11:51

    Só gostaria de comentar, grande Tas, que não devemos comparar o Brasil com a China. São dois países com grandes problemas sociais, porém um se desenvolve rápido e o outro não. Vamos utilizar outros países para efeito de comparação, por exemplo o Japão. Todos nós sabemos que o grande desenvolvimento chinês é baseado na extrema exploração de seu povo mais pobre, estabelecendo um modelo de semi-escravidão. Não concordo com a corrupção, é lógico, só acho que há nações onde é possível conciliar desenvolvimento com respeito aos direitos individuais. Coisa que não existe no Brasil e nem na China.

  23. Bonito vai ser o tal do trem bala. Esse ai vai enriquecer muito político.

  24. Vergonha.

  25. Rodrigo Pfleger 6 de julho de 2011 at 11:45

    Não sei o quão plausível seria esta atitude, mas como eu gostaria que o BRASIL como um todo iniciasse uma “greve ao pagamento de impostos”, exigindo uma aplicação clara e com transparência dos valores recolhidos, para ver a reação do governo. Porque parece que todos já acostumaram com a corrupção e cara-de-pau que só se faz aumentar entre os políticos brasileiros.

    É indignante ver a China erguendo uma estrutura de um prédio de 15 andares em 6 dias, sabendo que aqui no Brasil, isto levaria talvez (quase que com certeza) mais de anos, custando MUITO mais do que o previsto no projeto, enchendo (e muito) o bolso dos corruptos envolvidos.

    Att.,

  26. Aqui no Brasil uma empresa depende da boa vontade da AES Sul (aqui no RS) para ter um transformador (que é pago!) instalado para poder aumentar sua produção! São, no mínimo, 120 dias de espera por um simples transformador! Sendo mal atendido pela AES Sul, sem ter previsão, sem ter resposta… Dependendo da boa vontade de funcionários…

  27. Winiston Facuri 6 de julho de 2011 at 11:42

    Fantástica a facilidade que o Brasil tem de fazer as coisas darem errado. Agora, mesmo com toda boa vontade do mundo isso não seria possível aqui. Tecnologia de terceiro mundo é @#$%!

  28. Corrupção também existe na China. Ora, numa ditadura comunista tem muuuita corrupção, mais até do que essa nossa versão tosca de governo vermelho.

    Lá existem 1 bilhão de pessoas brigando por alguns centavos diários na fila de emprego. Não estão ligando muito pra meio ambiente ou “entraves burocráticos”. Diereitos humanos, licença ambiental… isso não existe por lá.

    Não que o governo dilma não queira imitar a China e passar por cima das licenças ambientais pra afogar índios no xingu ou expulsar pessoas de suas casas pra fazer os elefantes brancos exigidos pela FIFA.

  29. Michael Douglas 6 de julho de 2011 at 11:36

    É que o nosso PAC significa Programa de Aceleração da Corrupção !

  30. EM UMA HORA DESSAS DA MUITA VERGONHA DO MEU BRASIL.

  31. O.o’

    Isso é ENGENHARIA!!!

  32. Tas, o nome da empresa é Broad, um fenômeno mundial que iniciou com a fabricação de climatizadores prediais e residenciais.

    Como se já não bastasse a construção rápida e eficiente vale ainda comentar que ela gerou apenas 1% de resíduos, possui um ótimo aproveitamento térmico e energético, o ar no interior é 20X mais puro que no exterior e resiste a terremotos de 9 graus.

    Tiveram um pavilhão próprio na Expo-Shanghai.

  33. Discordo que a corrupção venha a ser o único óbice do crescimento do Brasil. A China desrespeita flagrantemente vários direitos consolidados trabalhistas previstos nas OITs.

    A preguiça e a lei da vantagem é um problema institucional do brasileiro [generalização], enquanto não houver uma reforma institucional para mudança desse paradigma, o Brasil ficará a margem do progresso.

  34. SHASUahsuAHUS auto-$ustentável… Deve ser só pra isso que o PAC serve por aqui, pra garantir que os políticos vão comprar o carro do ano que vem, reformar a cozinha pra convidar os amigos… Enfim. Cadê que alguém se empenha pra fazer um prédio desse em uma semaninha pros moradores de rua??.. Fala sério se eles podem o Brasil tbm devia poder

  35. A China tem 2 diferenças que justificam essa diferença grotesca: o déficit populacional chinês é absurdo, já que ainda pode ser considerado um país que vive êxodo rural, outro ponto é a impunidade, aqui roubam, roubam, roubam, não fazem nada e fica por isso mesmo; lá é certeza que também roubam, pois corrupção não é exclusividade de brasileiro, porém se for pego pode ser condenado a morte. A impunidade dá o exemplo, se alguém fica impune por fazer algo muito ruim a todos (como roubar dinheiro do povo, que deveria ser gasto com o povo), quem dirá que faz mal a poucos. =/

  36. Fantástica essa construção!

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>