Blog do Tas

As minhas férias, o Google e Paulo Coelho

30 de janeiro de 2012, 13:58

Escrito por marcelotas

Passei 30 dias de férias longe de vocês e deste blog: verdade ou mentira? Claro que é mentira.

Estive com pessoas e em lugares onde nunca estive antes, como lindas montanhas geladas enfileiradas na fronteira da Suíça-França-Itália (abaixo). Usei e abusei do mais prático e tranquilo meio de transporte do universo, o trem (acima). Enquanto o Velho Mundo passava na janela, coloquei a leitura em dia. Sem aquele atropelo dos táxis e aeroportos, atravessei países e até o famoso túnel sob o oceano que me levou a Inglaterra. O tempo todo, sempre que necessário ou só por vontade de dar uma espiadinha em vocês, entrava na rede através de um dos monstrinhos eletrônicos que levei na mochila.

Num clique, lá estava o endereço do restaurante, o mapa das ruas que me levariam ao museu ou simplesmente alguém reclamando no Twitter sobre a música de Michel Teló onipresente nos ouvidos do planeta. Ah, amei a letra safadjinha empacotada no irresistível riff de sanfona.

No avião de volta, li no inglês Daily Mail (que acaba de ultrapassar o The New York Times em audiência na web) um estudo norte-americano sobre o efeito do Google na nossa memória. Cientistas de Harvard e Columbia concluíram que estamos, a cada dia, usando menos o cérebro e mais a internet como nossa memória. Estamos fazendo dela uma espécie de HD externo que contém coisas que não queremos guardar na nossa cabecinha já cheia de pensamentos.

 

Não deixa de dar um frio no estômago a informação de que, nos tempos que correm- e como correm- estamos usando menos o cérebro. Confesso que gosto da idéia. Quem sabe assim deixamos a mente livre para o que realmente importa. E quem sabe assim usamos as geringonças e maravilhas da eletrônica para elas fazerem o que sabem fazer melhor que qualquer Einstein.

Como, por exemplo, eu ser encontrado durante a minha jornada, por uma DM no Twitter disparada pelo meu querido Paulo Coelho. Como um autêntico mago, o cara surgiu no meio da viagem, numa situação “suíça” para lá de inusitada e especial (um dia eu conto) para me sapecar um beijo estalado na careca.

Agradeço ao Paulo e a todos com quem estive de alguma forma ligado durante essa inesquecível viagem de férias.

Muito feliz de estar de volta com vocês aqui no blog. Que venha 2012, ao trabalho!

  1. uma viagem e tanto, hein Tas?!? =)

    ah, se eu te pego no meu voo, ai, ai, ai… =)

  2. Adoro vc Tas, volta logo!!!!!!!!!Bjs.

  3. Eu fui ali no Café Tortone tirar uma foto ao lado de Borges, a foto ao lado da Mafalda ficou para depois, fiquei um pouco irritado com as teses de Leandro Narloch, passei por Carapibus para comer o melhor pastel de carangueijo do litoral nordestino na Passarela do Carangueijo, na Rodoviária (Guarulhos) de São Paulo comprei o livro de Patrícia Melo, li os perfis de Carlos Fuentes, Saramago, Noam Chomsky, Houelebeck e Ismail Kadaré publicados no livro de Naparstek e só acessei a net para ler sobre Azarenka. E viva as bielo-russas!

  4. Seja benvindo. Tava na hora. Ficou perfeita a foto dos carecas mais fofos e queridinhos. Adorei. Bjs.

  5. Saudade grande de vir comentar nesse blog !!
    Bem vindo de volta , Tas !

  6. Valeu Tass voçê é um otimo jornalista e apresentador. Boa volta ao trabalho…

  7. Duas mentes brilhantes.

  8. que Viagem massa, Adorei a parte do Google e Memória

  9. Sou sua fan de carteirinha Tas… Paulo Coelho então, puts, meu maior ídolo e inspiração… ja li praticamente todos os seus livros e não me canso de ler tudo de novo sempre… pra mim ele “é o cara”!!
    Aí, juntando Marcelo Tas + Paulo Coelho… não tem nem como comentar….
    Amo demais da conta……rsrsr
    bjinhus, sucesso sempre !!

  10. Caro Tas,
    bem vindo, sempre, aqui, ali, alhures.

  11. TAS, continuo achando vc o cara!!! mas ja li Paulo Coelho sim, é deploravel, sem pé nem cabeça, vocabulário pobre.. etc… Sou livre de preconceitos! e na classe de ignorantes tb nao estou! Ainda curto vc muito! valeu!

  12. Tas,
    Bem-vindo de volta!
    Férias são demais, em quaisquer circunstâncias, melhores ainda se tivermos a oportunidade (e o privilégio) de conhecermos lugares diferentes e pessoas interessantes.
    Sou uma grande admiradora do seu trabalho, e do seu estilo de escrever. Gostaria de ser assim…
    Mande ver em 2012!
    Abs

  13. Saudade da turma do CQC voltem logo abr************

  14. Lamentável TAS com Paulo Coelho!!!! Tinha a impressão de TAS, ser inteligente e culto! não creio q le PAULO COELHO!

    • Cara o Paulo Coelho é igual ao Corinthians quem gosta, gosta de verdade, quem não gosta, não gosta de verdade. Mais você caro Olivotto precisa aprender respeitar a opinião dos outros assim, como creio eu, você gosta que respeitem a sua. Opiniões divergem, e você não precisava ler das palavras de Marcelo Tas um dos intelectos mais respeitados desse país que sua pessoa não passa de uma enorme ignorante!!!!

    • Preconceito é algo bem triste. Cada um tem direito de gostar deste ou daquele autor ou até de gostar de todos. Tem um lance chato de rotular as coisas. Se é clássico, não se pode gostar do popular. Se gosta de vinho, não pode gostar de cerveja, ou de cachaça.
      Na boa. Eu particularmente não leio Paulo Coelho. Já li livros dele, porém não me identifiquei com a forma que escreve. O cara é bom? É! Ponto final. Faz sucesso e é reconhecido.
      Brasileiro ainda se incomoda quando um dos seus pares torna-se mundialmente famoso. Na cultura americana, Paulo Coelho seria sempre valorizado e venerado. Ou alguém aqui imagina que os escritores americanos de best sellers são melhores que Paulo Coelho?
      Valeu Tas! Acompanho sua carreira desde sempre!

    • Caro Olivotto, a maioria dos meus “amigos inteligentes e cultos” que não gostam de Paulo Coelho, nunca leram um livro dele. O nome disso é preconceito, palavra que aliás é sinônimo de ignorância.

  15. Oi Tas, começei a mexer no computador a apenas um ano por necessidade de trabalho, as tais NFe. (nota fiscais eletronicas), hoje sinto que perdi muito tempo
    com essa implicancia que eu tinha, é muito bom navegar, estudar no Google,rever
    pedacinhos de minhas novelas dos anos 80, filmes, comerciais etc..
    abs.

  16. Escapadinha do trabalho pra dizer que senti muuuuuuuuita saudade do blog atualizado! Bem-vindo de volta! Bjo.

  17. Só faltou o amigo Serra para encarnar os três carecas.

  18. Só faltou eu…na próxima me avisem!

  19. Tassi, nada contra, mas voce se misturando a Paulo Coelho é mais ou menos o Neymar se “entendendo” com o Zague ou com o Ataliba, dois grossissimos atacantes do Corinthianas de outrora. Quanto ao Google, claro que o doutor Alzheimer vai adorar.

  20. Ahh fala sério…se inveja mata eu vou morrer ja ja
    nem consegui ler tudo
    lugares lindos assim e ainda a companhia CABEÇA do Paulo Coelho?
    Fala sério…nao humilha o povinho aqui Tassssssss!!!

  21. Eu estava pensando sobre isso como a internet se transformou na nossa memória. Mas se você pensar bem, todos que escrevem já fazem isso, eu fazia isso antes com diários, sempre gostei de anotar pensamentos variados dos quais me esquecia imediatamente. Sempre tenho boas surpresas quando leio meus cadernos antigos – e agora blogs.

    Em outras palavras, não é de hoje que o ser humano se utiliza de outros meios para dar aquela “aliviada” no cérebro, a diferença é que hoje utilizamos mais e num só lugar – o que torna a brincadeira ainda mais maravilhosa.

  22. Tas, voce tem feito cada vez mais sucesso. Outro dia,o Stephen Harper citou o seu trabalho la do Canada.

    Estamos torcendo por voce.

  23. Pois é Marcelo, o pior é que a pesquisa tem razão. Fico sempre me perguntando por que hoje em dia é tão difícil para os meus alunos memorizarem a ortografia correta das palavras. E a resposta é simples: o corretor de texto automático corrige. Então os carinhas nem prestam mais atenção pois sabem que o texto deles será corrigido. E nessa de não prestar atenção nem ao erro que cometeu e nem à correção automática, deixam de aprender. Passa tudo batido. É, o corretor automático deixa a mente preguiçosa, sim. Uma pena. Um side effect negativo da tecnologia. Abraço, Zsu

  24. Ei Tas, publique essa foto das montanhas com definição maior… puts linda demais essa paisagem.

  25. Oh boy!!! Há tanto tempo não tenho “encontros inusitados” com alguém… rs, rs, rs

    Feliz 2012, Tas!!! Tudo de bom!!

    Abraços

  26. Mário Sérgio Santos Rodrigues 30 de janeiro de 2012 at 18:54

    Dois carequinhas que eu um dia terei o prazer de ver pessoalmente, se Deus quiser, Marcelo Tas e Paulo Coelho. Um jornalista, comunicador (e extraterrestre?). O outro pensador, mago e escritor… Só por esses dois já dá orgulho de ser brasileiro.

  27. Nada como montanhas geladas, enfileiradas e silenciosas.

    Um bom retorno de férias!

  28. Vc vai contar a situação “mágica” que envolveu o encontro com Paulo Coelho?

  29. Tas, só você para fazer com que eu pense no PC-Coelho sem vontade de “gumitar”. Contente por seu retorno.

  30. Tirando a parte do google, o resto é informação desnecessária! ;)

    • ERNESTO L. VARELA 31 de janeiro de 2012 at 10:14

      Grande Marcelo Tass
      Sou seu profundo admirador, desde os tempos de seu famoso reporter Ernesto Varela, que é, curiosamente, coincidente com meu verdadeiro nome de batismo.
      Papai e mamãe estavam inspirados, embora o meu Registro de Nascimento, tenha ocorrido lá pelos anos 30!!
      O que eu concordo plenamente , é com tudo o que você disse e relatou, bem como com outros comentários, bem ponderados, que seus inúmeros fans e admiradores, aqui estão fazendo
      De Varela para Varela, um afetuoso abraço

    • Concordo plenamente.

  31. Tas, seu blog é admirado por muita gente, inclusive por blogueiros nacionais e internacionais. Em nome dessa galerinha (ou galerona) peço algumas dicas para manter um blog durante anos a fio, como o seu.

    Um Abraço.

    Ah, que bom que está de volta

  32. Situação suiça pra lá de inusitada e especial…hum!!! Coisa de mago mesmo, depois vê se mata a curiosidade ok?

  33. Férias são feitas para isso mesmo; para a reflexão e preparo para que deixemos de ser tão imbecis quando estamos no estresse do trabalho e do cansaço. Seja bem vindo e com boas crônicas.

  34. Amo os dois!

  35. Bem-vindo a 2012, Tas! Bem, vendo suas fotos, acho que não dá vontade de retornar ao Brasil! Ah, o Velho Mundo… Sempre o Velho Mundo!

  36. Adoro os 3 vc , Paulo Coelho e férias. Férias lendo um livro de Paulo Coelho é o que há, uma mensagem inteligente sua no facebook não tem preço…e férias na Europa tudo de bom!!!!

  37. Willkommen Tas!
    Bem vindo a Terra Brasilis novamente!
    Tenha um ótimo 2012

  38. Bom, tomara que a referência à reclamação da música do Michel Teló não tenha sido a minha! Eu apenas disse que a Lady Gaga vai aderir a “moda”! Haha
    Bom 2012 pra você Tas! Abraço!

  39. Welcome back home baby !!!

    Legal, férias sempre são divertidas e inspiradoras quando podemos viajar, principalmente, para o exterior e conhecer novas culturas e paisagens.

    Minha preocupação com o uso do Google como um HD externo, é que possa agravar o Alzeimer… Que meda !!!!!

  40. Que belezinha! Meus dois carecas preferidos. Não rolou um beijo seu na careca do Paulo?
    Beijos

  41. Com certeza vc veio cheio de energia boa e idéias novas! Bienvenue :)

  42. Tava com saudade! ♥

  43. Solange P. Leite. 30 de janeiro de 2012 at 14:32

    Bem vindo!!! Marcelo Taz, quase coloquei M.T. neste pais cheio de siglas, belas férias, de trem, veículo útil e eficiente, no stress.
    Quanto ao Paulo Coelho, só elogios e parabens, é “o cara”, lí quase tudo dele.
    Referente ao assunto cerebro, de cada um, eu espero que o mesmo não sofra paralização, e que a memória melhore na era google, será possível? o presente e o futuro dirá. Ah !!! Saudades do CQC.

  44. Eu acho certo usar o cérebro só para as coisas relevantes.
    Então o uso de um HD externo passa a ser uma ótima saída, já que
    as informações que temos de armazenar não são as mesmas da época
    de Adão. “Um passarinho, uma cobra, uma maçã, uma mulher”.
    Bom retorno ao trabalho. Trabalho esse que é meu laser!! rs
    Que maravilha suas férias, Tas! Beijinho fraterno de Paulo Coelho é para poucos.
    Eu fui um finde para Mongaguá. Chuva. Quatro horas na estrada para voltar.
    Tá bom, né? Sucesso sempre! bjus

  45. eeeeeeeeeh voltou! “)
    saudade!

  46. Ferias é férias, temos que recarregar as baterias pra mais uma jornada e sem uma boa recordação de como foi ao inicio de 2012 que mantenha acesa a vela. Ano que vem se quiserem um parceiro pra companhia e claro sem ouvir ”Nossa nossa assim vc me mata ” Paulo deve ter aproveitado e escrito uma meia duzia de novelas pra 2012, Agora só falta usar ideias para criar musicas que valem a pena de ouvir com conteúdo.
    Grande abraço e volta logo pois segunda não tem nada nesse tubo infecto..
    att . Richardson Luiz de Souza

  47. Muito bom o texto… AMEI!!

  48. Ei Tas, Será que algum dia vamos ficar online direto no Cérebro ?

  49. Seu lindo!!!
    Tava com saudade! ♥

  50. Ótimo retorno ao trabalho, estava com saudades! Bjus

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>