Blog do Tas

Era uma vez a www…

24 de fevereiro de 2012, 10:17

Escrito por marcelotas

Netscape, IRC, BBS, Windows 95… provavelmente são termos em “grego” para molecada acostumada com Facebook,  iPad, mp3…

É difícil acreditar, mas a Internet como a conhecemos não nasceu ontem. Na verdade nasceu muito antes de antes de ontem. Talvez por conta da alta velocidade, pouca gente se dá conta da história que andou.

Dois pioneiros na linguagem da web, Olia Lialina (rainha dos gifs animados) e Dragan Espenschied (desenvolvedor de games/Atari e software) resolveram recriar a sensação de navegar na WWW dos primeiros dias.

O site Once Upon lançado recentemente, leva você a 1997 recriando o ambiente da web daquela época. Como seria o Facebook, Gplus e Youtube nos longínquos anos 90? Para quem reclama da nossa banda larga atual, que tal navegar na “incrível” velocidade de 8KB/s, sem CSS, html5 e Flash?

É um teste de paciência, já que ficamos mal acostumados com tudo tão rápido. Respire fundo, clique aqui e divirta-se se puder.

Video: olha a cara dos nerds mais jovens no dia do lançamento do site

  1. O que o Tarantino tava fazendo lá ???

  2. Já sofri muito na internet discada….

  3. Interessante como em pouco mais de uma decada tenham havido mudanças tão significativas.Imagine o que virá nos próximos dez anos?
    Um abraço!
    Aroldo.

  4. Interessante! É realmente um teste de paciência!

  5. Pois é Taz.

    Realmente estamos muito mal acostumados, pois aindo lembro da felicidade de poder colocar uma imagem com incríveis 256 cores (8bits) como papel de parede no windows 95, Logo após veio a internet com pouquíssimas imagens nos mesmos 8bits e sem vídeos. Hoje não há como imaginar tal possibilidade, mas assim mesmo reclamamos.

  6. É bom relembrar tudo isso…monitor fósforo verde, depois o âmbar, daí vieram os VGAs coloridos rodando num 386 e o famoso jogo CHESS. Nesta época tinha também o domínio da Sound Blaster (placa de som). Tudo rodando em modo DOS. Um tal de alterar o system.ini, config.ini, autoexec.bat, o esquema de memória para reconhecer acima dos 640kb de memória. Hoje achamos lentos micros com 4 Mb.
    Bem lembrado também os famosos modems US Robotics externos de 28.800, depois comprei um interno, slot ISA de 56 kbps. Tinha também a placa de fax-modem da Zoltrix, antes da era US Robotics… e por aí vai…

  7. Realmente perfeito… Lembrei até dos programas em DOS….. E vai por mim… ainda existem!!!!

  8. Interessantissimo .

  9. Como tive tais experiencias amargas,
    não me aventurarei em tais paragens.
    Chega de sofrimento!

  10. Caraca, de menina veneno à véinha veneno veja só,perfuradora na empresa vigor passei a ser digitadora e por fim past-up na emprensa Folha da manhã, a bagaça é louca.ahahahaha…!!! Hoje tiro onda no meu big not.

  11. usei tudo isso. Lembro do Napster, do primeiro Realplayer, quando
    surgiram as rádios streaming, das minhas tentativas de rodar
    dois programas de uma só vez no windowns 95, inclusive do tempo
    que se gravava programação em fita k7. Da tela que ficava carimbada
    com os ícones se não fossem os protetores de tela. O barulho do
    moden se conectando, de depois ir um “laranja” e tirar o telefone
    do gancho interrompendo aquele download de 10mb que tinha
    passado 2horas pra baixar a metade. Das páginas forradas de gifs
    e com as cores mais berrantes possíveis. BBS, windowns 3.11… lindo…kkk
    aliás…ainda cheguei a usar monitores de fósforo verde. Os games do
    MSX, o comodore… nossa… tenho 26 anos e estou me achando muito
    velho agora.

  12. Pois é Tas, eu sou da época quando eu montava arte (pastup) com Composer, Fotocomposição ou até mesmo Linotipo e não deixando de mencionar que os grandes títulos montado som LetraSet. Quem sabe do que estou falando, antes mesmo da chegada da Web aqui no Brasil, era usado o FAx para enviar o texto para ser digitado e depois a fotocomposição era envia pelo motoqueiro ou “Portador”. Hoje em dia, enviamos uma revista inteira via FTP para ser gravado a chapa e aí então ser impressa, tudo muito rápido, tudo muito simples e realmente como você mesmo diz “nos acostumamos muito fácil” e qualquer probleminha é motivo para reclamar. Nessa hora é importante lembrar do som da placa de Modem fazendo a conexão e rezar para que seja uma conexão acima de 33kbps ou que não seja necessário discar novamente.

  13. Meu Deus..lembro-me como se fosse ontem… A real questão é: Somos cômodos, sempre se acostumando com o que é top, mas eu digo: eram tempos em que o usuário tinha de saber pelo menos a base de programação, realmente um hacker tinha dois ou três amigos e enfim.. não se tinha tantas bobagens a disposição dos internautas.
    Tenho saudades daquele tempo, onde se necessitava de mais do que um simples link!

  14. Bem interessante. Até a velocidade de carregamento é parecida com minha antiga “discada”.

  15. Essa piazada de hoje não sabe o que era esperar a semana inteira pra poder conectar sabado e domingo na internet via radio que demorava pra caramba

  16. Bom lembrar que a internet era utilizada somente por militares americanos da década de 60. Em 1995 é que de fato ela se tornou acessível.

  17. Eu conheci e usei todas estas tecnologias…
    IRC era op de canal, customizava scripts de acesso…
    BBS era assinante de uns 2…
    Fiquei feliz qdo comprei um modem “Fera” USRobotics de 28.800 kbps externo… era um baita equipamento…
    Passava a noite inteira baixando uma música só.
    Hj com internet de 20mbps ainda reclamamos que ta lenta…

  18. Muito bom Tas!!!
    Curti a ideia do pessoal desse site.
    Continue compartilhando essas coisas q só vc nosso tiozao master em tecnologia, esse jornalista aspirante a engenheiro, pode nos proporcionar ;)

  19. Pior essa piazada de hj nunca passou uma semana inteira esperando fim de semana pra conectar na internet discada que demorava pra carregar

  20. Tas, você esqueceu lembrou dos meus primórdios na net heheh… Mosaic Netscape e o malfadado TRUMPET WINSOCK, lembra? E mais além… o único provedor que dava acesso às paginas era a RENPAC, com acesso em Campinas (dá-lhe DDD na madruga para economizar hahah)

  21. E quem tinha acesso a internet “aguentava” na boa essa velocidade toda.

  22. Realmente. Eu me lembro (e olha que eu tenho só 21 anos) que eu ia às lan houses da vida ver vídeos no winamp, entrar no icq e no bate papo “uol”… Já posso dizer que fui da época que o Orkut era em inglês e só podíamos colocar 12 fotos por vez, rs

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>