Blog do Tas

O Brasil está independente de quem?

05 de setembro de 2012, 19:19

Escrito por marcelotas


Vídeo: “Netos do Amaral”, com Ernesto Varela (veiculado na MTV Brasil, 1991)

 

7 de Setembro de 1990: na pele do repórter Ernesto Varela, eu estava em São Luis do Maranhão, gravando a parada de 7 de Setembro. Repito aqui a vocês, a pergunta que fiz naquele dia: afinal, o Brasil já está independente de quê? De quem?

 

  1. É, Tas! Ainda há índios sem terra. Palestina é aqui do lado.

  2. Nosso povo é totalmente dependente de alguma coisa. Das forças políticas, dos bolsas-esmola, dos poderosos da comunicação, etc… De ter um emprego ou um trabalho para sobreviver, do SUS, etc… Nosso povo sempre foi submetido a algum tipo de hierarquia de poder e de corrupção. Nem conseguimos arrumar a nossa própria casa e limpar o nosso próprio “lixo”. Só a educação, cultura e informação podem nos salvar.

    • Amigos, somos independentes…………………..do que, ha de Portugal, e do resto de podre que acontece todo dia por ai, como: a classe politica roubando a vontade, bandidos solto nas ruas, a saúde uma calamidade, estamos vivendo um quase golpe de estado ou seja as facções criminosas estão querendo o poder, filhos mandando nos pais, a justiça falando em direitos humanos dos bandidos, agora eu pergunto quem acha que isso é balela eu aconselho a sair do ar condicionado que esta vivendo ou do casulo onde esta escondido ou assista menos novela e assista mais noticias, ha voçê so pode estar de mal com vida pensando nisso um carra me disse um dia, eu lhe repondi o seguinte: seja assaltado um dia que voçê com certeza vai mudar de idéia.

  3. Para os menos instruídos aqui vai a que se refere a independência do Brasil.
    Espanha e Portugal se encontravam na “pindaíba” no idos de 1400. Para solucionar o peroblema do endividamento resolveram aceitar a tese de Colombo e financiaram sua vinda às Américas APENAS RETIRAR O QUE FOSSE POSSÍVEL em riquezas.
    Oito anos após Colombo aqui aportar (nas Antilhas) Cabral veio continuar o “saque” para amenizar o caos da Ibéria, podemos afirmar.
    Vejam que após D.Pedro se insurgir ao acharque, o Brasil começou a andar com suas próprias pernas, apesar de cludicar muito (até agora). Este se transformou num país de extrativo, ao contrário dos EEUU, onde foram degredados para formarem um novo lar!

  4. Francisco Gutierres 8 de setembro de 2012 at 10:49

    Não existe país totalmente independente. Vivemos numa economia globalizada. Quem quiser ser independente vai morrer de fome como Cuba e C. do Norte.

  5. Douglas Mancini Colares 8 de setembro de 2012 at 10:48

    Francamente, eu não acredito em independência, principalmente na nossa. Seremos sempre colônia dos países ricos, dando a eles nossas terras, riquezas e conhecimentos. Para vocês terem uma ideia, o Brasil exporta a matéria-prima a preço de banana e exporta o mesmo produto(já industrializado), com alto valor agregado. Como pode isso?

    Nós somos brasileiros, mas infelizmente, os portugueses nos deixaram um legado maldito: a burrice!!!

  6. vC. É QUEM FAZ SUA PRÓPRIA INDEPENDÊNCIA ASSIM COMO MUITOS DOS NOSSOS POLITÍCOS,FAZEM SUA PROPRIA INDEPENDÊNCIA À” NOSSAS CUSTAS”.

  7. Vamos pensar um pouco……….

    Qual nacao eh auto suficiente nos dias de hoje ?
    Eu diria que sao as Nacoes mais miseraveis da terra sao as menos depedentes, que SOBREvivem no limite de sua existencia.

  8. Com todo o respeito. Apesar de não dever, dedicarei alguns minutos a responder este post. Achei ridículo! Parece documentário daquelas aulas de Geografia que tínhamos há 20 anos, quando aprendíamos sobre o “imperialismo americano” sob a vigilância do regime militar sobre o conteúdo acadêmico.
    Tem gente que não evoluiu. Nem ao menos no discurso. Resgatar essa conversinha de dependente/independente é blazé.
    As relações entre os países mudou absurdamente nos últimos anos e o protagonismo no cenário mundial também. O Brasil, como qualquer outro país, depende de alguns países. Por outro lado, exerce influência sobre outros. A diferença é que esta relação está circunscrita ao campo econômico. E assim continuará sendo.
    Resgatar esse discurso retrô é bem fora de moda. Aplaudir, então, nem se fala. O nome disso é: saudosismo militar enrustido.

  9. O Brasil vem ficando independente de várias figuras.
    Ficamos mais independentes da Mídia que sempre influiu o pensamento e as opções políticas dos brasileiros.
    Ficamos independente do Patrão: Não mais ouvimos a frase: “Tá reclamando? Lá fora tem 10 querendo o teu lugar!”
    Ficamos independente até dos Pais, pois hoje a gurizada pode escolher qualquer profissão, pois há emprego.
    Infelizmente não conseguimos nos livrar dos que adoram tudo que vem do norte do planeta. Êta, subalternidade!
    Das novelas, dos telejonais, do Chaves, do Pica-Pau, das igrejas na TV, da propaganda de apenas dois times de futebol, das mulheres que mostram suas plásticas como se fossem um prêmio Nobel, e finalmente, das canções medíocres que tocam em todo lugar (menos aqui em casa, dessa nunca fui dependente)

    Minha geração nunca esteve tão bem, e apenas começamos…

  10. …somos o país mais independente do mundo, temos todas as riquezas naturais, inclusive humana, para não dependermos de ninguém.
    Aqueles que pensam o contrário, são doentes, portadores da Síndrome de Sanzala.
    Em nenhum outro lugar do mundo, existem tantos indutores de independência como no Brasil.
    Logo nos libertaremos completamente desta elite podre, especialmente a paulista, a razão pricipal de nosso atraso.

  11. Marcelo Tás brincando?!
    O Brasil sempre, sempre foi independente da educação. Os tempos pioraram um bocado e o Brasil conseguiu, se tornar independente da saúde, com muito esforço da população de fudidos, que são os que verdadeiramente constroem e engrandecem a p_r_a desse país. E agora, meu irmão, que a coisa está ficando uma merda de fazer gosto, o Brasil caminha a passos largos para se tornar o primeiro país da América do Sul independente da sua própria segurança. Tás uma uva, irmão! Só falta ficar roxo, né?

  12. Rosemary Figueira 7 de setembro de 2012 at 23:53

    Independente em alguns setores de outros países. Por isso nossa moeda nao e forte. Mas na verdade somos dependentes da nao evolução Tecnologica. Somos dependentes de nos mesmos. Da falta de investimento na Educação em todos os sentidos.

  13. De que?
    O Brasil esta mais independente de opinioes formadas, de ideias construtivas e de uma formação social em desenvolvimento.
    De quem?
    De possoas com formação em educação de qualidade e de uma sociedade organizada que anda a passos largos para uma orgia social, onde a sociedade equilibriada em que vivemos é delicada e em estado terminal.

  14. O Tas tá querendo ser ‘intelectual’ e sugerir que o Brasil não é independente. Mas sabe que gostei das respostas dos leitores? Não embarcaram nas bobagens do Tas, rs. A pergunta é muito complexa pro cqc.

  15. Aloisio Alcantara Vaz 7 de setembro de 2012 at 20:23

    Ora Tass, o Brasil sempre foi independente, desde Cabral. Independente da ética, independente da moral, independente de politicos honestos, independente da segurança do cidadão honesto. Afinal, sempre foi imensamente independente !

  16. Aos nossos amigos #Subversivos.

    Os grilhões que nos forjava
    Da perfídia astuto ardil…
    Houve mão mais poderosa:
    Zombou deles o Brasil.

  17. Oi Marcelo Tas, liberdade ainda que tardia, mas de tanto tardar, parece que perdemos a vontade de tê-la. Valeu a lembrança.

  18. De fato, até há alguns anos atrás tínhamos um presidente que defendia a submissão do Brasl aos EUA, tese ainda defendida pelo seu partido. Durante seu mandato ele recorreu aos EUA e ao FMI tres vezes (pasme!) e vendeu (quase) toda a riqueza do país, além de defender nosso ingresso na (falida) ALCA (vide o que aconteceu com o México). Felizmente para os trabalhadores brasileiros esta figura nefasta foi colocada em seu devido lugar. Caso alguem sinta saudades do FMI sugiro visitar a Grécia, Espanha, Portugal, estes sim, ainda colônias das grandes potências.

  19. Ola TAS… otima questao, eu adicionaria o que seria ser independente ? pois mesmo os paises que dizem que mandam , eles tem dependencia de outros paises !!! na verdade existe uma classe “O Grandes donos do Mundo” que nao estao enquadados em Paises….eles apenas brincam e mudam de paises conforma a necessidade…….

    Abracos.

    • Luiz Fernandes Louzada 8 de setembro de 2012 at 10:12

      Bom dia TAS;
      realmente não me sinto num ” País Independete ” pois no nosso País os Estados e Municípios pertencem a ” Grupos de Pessoas “. Precisamos acabar com as CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.
      Acordem Generais!!!!!!!!!!
      Regime Militar ‘ SIM “, Ditadura ” NÃO “.

  20. Verdade! Apesar desse vídeo ser mais velho que eu, é triste ver que não mudou quase nada.

  21. Eu não acredito em independência, mas sim em “independências”. A de 7 de setembro é apenas uma entre muitas que o Brasil conquistou. A cada obstáculo, dificuldade, ou problema que o país vence, é uma independência adquirida.

  22. Engraçado como uma pergunta tão simples provoca tantas visões do que seria a independência!

    • Evandro, entre 1580 e 1640 o Brasil esteve sob domínio espanhol. Foi o período conhecido como de união das coroas ibéricas.

  23. Independentes de Poderes, controle social, e, o que é isso … (?) Não. Não há independência… Utopia!!!

  24. Na verdade Tas, acredito que o Brasil está independente dos outros Países, no caso Portugal, porém estamos dependentes do “Brasil”, ou seja, de nós mesmos.

  25. Vejo um Brasil independente, mas não agora! Isso só será possível, quando os brasileiros que representam as grandes massas se empenharem em fazer algo, que realmente mude esse nosso estado “ainda” dependente. Uma dica: Educação! Escolham esse caminho, em linha reta de preferência! Obrigado.

  26. Infelizmente, deixamos de ser colônia…apenas isso.
    Somos dependentes desse sistema político deplorável. Vejam, a quem interessar uma opinião a respeito na minha página. “Independentes. Até que ponto?”

  27. Ricardo Nascimento Pereira 7 de setembro de 2012 at 12:23

    E atualmente? Podemos dizer qual será o futuro do nosso país? É tudo muito incerto nesse mundo globalizado!

  28. Acho que a pergunta de hoje seria: Que pais é independente de qual? Seja o Brasil dependente das exportações de carne para a Rússia ou a Argentina de venda de automóveis ao Brasil, ou mesmo a China, que depende de vender tudo para todo o mundo, há sempre uma relação de dependência de todos entre si. O que difere talvez seja a relação dessa dependência.

  29. Douglas Monteiro de Castro 5 de setembro de 2012 at 22:51

    É Tas, o Brasil na verdade nunca foi país independente! Apenas mudamos de metrópole ou de vo dizer de dono: de Portugal, passamos para à Espanha, depois para à Inglaterra e agora nós somos colônia do pior lixo da face da Terra: Dos Estados Unidos da América! PQP, ninguém merece isso!

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>