Blog do Tas

Gangnam por Gao

27 de novembro de 2012, 13:45

Escrito por marcelotas

Gangnam for Freedom – Anish Kapoor and Friends

 

A famosa dança amalucada de Psy, rapper coreano recordista de cliques na história do YouTube, agora estão a serviço de uma grande causa: um protesto coletivo de centenas de artistas ao redor do globo contra a prisão de Gao Zhisheng, um dos mais respeitados advogados de direitos humanos na China.

A história de Gao é muito a cara dos absurdos que acontecem sob a ditadura do Partido Comunista chines, lugar aliás, onde o advogado foi membro atuante até a virada do século. Em 2001, o próprio Ministério da Justiça chinês elegeu Gao como um dos dez melhores advogados da China. O foco do trabalho dele era em defesa das vítimas de erro médico do sistema de saúde e por indenizações justas para os agricultores desapropriados pelo Governo Chinês.

Então, diante dos fatos conhecidos sobre a truculência do regime, Gao extendeu o alcance de sua atuação para a defesa de liberdade religiosa e de expressão,  juntamente com uma reforma constitucional e agrária. Em 2006, foi condenado por subversão. Em 2009, o primeiro sumiço dele, sem direito a contato com a família ou imprensa internacional. Em dezembro de 2011, a mídia estatal chinesa anunciou que Gao estava preso. A notícia hoje é que ele está na prisão de Shaya, onde provavelmente seja submetido a tortura.

Para protestar contra essa barbaridade, o célebre artista plástico indiano-britânico Anish Kapoor, juntamente com ativistas das ONGs Pen International e  Day to End Impunity reuniram centenas de artistas ao redor do globo para o protesto dançante a favor da liberdade de expressão na China, em especial a repressão e omissão de informações sobre Gao Zhisheng.

Participe você também conhecendo melhor essa história tenebrosa e seguindo o twitter não oficial de apoio a Gao

https://twitter.com/GaoZhisheng

 

  1. Em protesto eu sugiro que o Tas, o Marco e o Oscar dancem a fulmegante dancinha do Psy ao vivo no próximo programa CQC. Compromisso!? Vou levar o Capelo do Tibúrcio como garantia.

  2. cristina borensztajn 27 de novembro de 2012 at 16:58

    Agora que sei da tenebrosa história sobre um atentado aos direitos humanos, e sabendo que o vídeo é um protesto coletivo: Dou o maior apoio e vou divulgar.
    Só mesmo o Tas para trazer ao público o verdadeira objetivo do clip.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>