Blog do Tas

A censura viva no Brasil

27 de fevereiro de 2013, 12:22

Escrito por marcelotas

Imagem: Reprodução

Na linha do tempo acima, produzida pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, estão episódios recentes em que a própria Justiça se tornou instrumento de censura para jornalistas brasileiros. Segundo a interpretação desse respeitado instituto da Universidade do Texas (veja aqui o site em português), processos judiciais tem se revelado um entrave à liberdade de expressão no Brasil.

E tem mais. No ranking de jornalistas assassinados na América Latina, o Brasil ocupa um vergonhoso segundo lugar, empatado com Honduras e atrás apenas do México. São dados da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) sobre crimes ligados ao exercício da atividade jornalística.

A situação na América Latina se agrava nitidamente. Apenas nos sete primeiros meses de 2011, a região já acumula um número de mortes superior ao somado nas últimas duas décadas!?!

Recentemente, o jornal Estadão publicou dados mostrando que ao menos mais 17 veículos de comunicação sofreram “censura togada” (praticada via tribunais) nos últimos dois anos no país. São dados da ANJ - Associação Nacional de Jornais, da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da SIP. Em sua maioria, as ações judiciais atingem jornais ou blogs de jornalistas na internet.

A pergunta que fica: depois de décadas de luta contra a Ditadura para conquistar a plena democracia, não estaremos calados demais diante de tamanha irresponsabilidade e ousadia de quem quer calar a livre expressão no Brasil?

PS: Nesta tarde, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, discute o veto à presença do CQC na Casa do Povo. Há cinco anos, fazemos a cobertura política da Câmara dos Deputados sem qualquer restrição. No início deste ano, foi eleita uma nova Mesa Diretora. Esperamos não entrar para essa triste estatística que mostra o preocupante renascimento da censura no Brasil. Saiba mais na coluna do jornalista Flavio Ricco.

  1. Boa noite! Muito interessante o fato atual para que possamos entender oque realmente ocorre com minha, sua, nossa liberdade! Minha opinião será sempre: “se há uma pessoa ou grupo com dinheiro entre seus dentes, sempre haverá a manipulação de algo ou de alguém para o mal dos outros”. O mundo deveria se manter em uma paz do bem comum, a falta dela tornará o ser humano em um monstro capaz de destruir todos que entrar em seu caminho, mas que ao final, se autodestruirá. A censura é um câncer maligno social que tornam as liberdades em material de luxo para poucos. Pior do que ter este “câncer” é ter a voz abafada com as mãos dos “poderosos”.

  2. É inacreditável que haja discussão para censurar o CQC na Câmara dos Deputados. Tantos assuntos mais relevantes para a sociedade, mas os congressistas acham razoável gastar tempo e dinheiro público numa discussão que tem por finalidade cercear a liberdade de imprensa. O dinheiro gasto com a papelada e o papelão de proibir o trabalho do CQC deveria ser devolvido para a sociedade, porque se trata de desvio verbas públicas.

    http://oantipetralha.blogspot.com.br/

    O ANTIPETRALHA

  3. O problema no Brasil não é a censura, mas o hábito de se fazer as coisas escondido. Precisamos de Leis que permitam a impressa agir, e divulgar os fatos. Coisa pública é para se discutida publicamente. Hoje as pessoas estão cobrando os Senadores pela eleição do Renan, mas como cobrar se o voto é secreto? Assinem a petição de Projeto de Lei, pelo fim do voto secreto. http://www.avaaz.org/po/petition/O_fim_do_voto_secreto_do_Legislativo_em_todas_as_Esferas_Vereador_Dep_Estadual_Dep_Federal_e_Senador/?launch

  4. Tolinhos!, A censura nunca desapareceu porque ela sempre esteve presente independente de ditadura ou não. A própria ANJ e a Rede Globo só colocam matérias que seja beneficiente a elas, logo censuram e manipulam qualquer realidade que atinja elas. Porque meio de comunicações não são senhores da verdade, é apenas um grupo, um lado que tem interesses na politica seja por lobby ou por propaganda, logo vão veincular matérias contra diversas areas e diversas pessoas. a midia é a maior teia de censura que já existiu, ela aceita só fatores positivos, se falar mal, eles te calam, não te dão espaço. è por isso que o governo militar brasileiro imposto pelos USA durante a guerra fria tentava controlar a imprensa, porque sabia que grupos comunistas e de interesses contra o governo militar agiriam através da midia. Escutem, para entender de censura, você primeiro teria que parar de se auto-censurar para não desagradar seus amiguinhos e parar de fingir “lutar” por algum lado politico. tendo uma visão ampla da situação, você observa que a censura é uma resfriado, está em toda parte. Por isso se quer o fim da censura, tente encorajar primeiro seus amigos a falar de assuntos que eles evitam, depois brinquem de revolucionários se quiserem aparecendo em blogs dizendo jargões “abaixo a ditadura” “abaixo a censura”. Primeiro entenda do assunto, depois mostre sua visão. Parem de enfurecer por qualquer coisa que sai na midia. ela não é deus, é apenas um grupo de humanos com poder de informar, mas não tem poder de veracidade divina. okay?

  5. Enquanto o pessoal está preocupado em descobrir se Cuba é ou não é livre, estamos presos. Não podemos sair de casa (risco de violência) e nem reclamar por isso. Sim, pois não podemos sequer chegar perto das autoridades sem sermos barrados pelos seguranças ou agendarmos uma conversa com eles. Depois reclamam que só se protesta pela internet. Mas também,ninguém quer apanhar, né! E olha que do jeito que a coisa anda, já podemos apanhar até pelo que colocamos na internet.

  6. Os escândalos do governo petista desde que assumiu o comando do país são tantos, que as denúncias expostas na mídia são poucas, se comparadas aos assaltos que vem sofrendo os cofres públicos e a total impunidade dos seus autores, que mesmo exonerados ou demitidos, são mantidos nos seus antigos cargos sustentados com o dinheiro do contribuinte. Não fosse a mídia, os brasileiros ficariam eternamente reféns desses bandidos engravatados, e jamais testemunhariam a corrupção nunca vista antes neste país.

    A estratégia do PT para causar menos impacto, criou em 2011 o pomposo título, “controle social dos meios de comunicação”, defendido principalmente, pelos envolvidos em escândalos.

    Indo na contramão dos graves acontecimentos, os governistas, ao invés de procurarem soluções para defender o dinheiro do contribuinte das aves de rapina, e administrá-lo honestamente, preferem calar a mídia.

    • O do Deus bondoso lavrador de parcialidades direitopatas. Uma pequena questão; Você já ouviu falar da “PRIVATARIA TUCANA” ? e outra; Você sabe qual presidente comprou uma emenda constitucional para se reeleger ?…

  7. Pertenço a geração que vivenciou a instauração da ditadura neste país. Vivenciei o golpe militar de 1964 e acompanhei o sepultamento de ideais, da independência do pensar, da destruição e coação de toda uma geração pensante, idealista, de um país em profunda ebulição de cultura, de busca, de avanços culturais, políticos. Cresci onde curtunos eram o poder. Proibido…proibido..censurado..censurado..tudo que não rezasse a cartilha militar. Lutamos tanto pelo direito de livre pensar , sofremos tanto até conseguirmos, quantos morreram para que tivessemos de novo esse direito. E agora, depois de tantos anos de luta, estamos de novo retrocedendo, perdendo o direito inalienável do LIVRE PENSAR .Santo Deus a pior ditadura é aquela revestida de democracia. Receio muito pelas próximas gerações!!

  8. nao vamos nos esquecer da censura midiatica, que só colocam o que querem. HÁ DIFERENÇA ENTRE OPINIAO PUBLICA E OPINIAO PUBLICADA.

  9. Pink e Cérebro”ou melhor, Lula e Zé Dirceu”, ainda mantém o sonho de dominar o mundo, e a forma mais fácil, é calando quem fala a verdade…afinal de contas,vocês incomodam, e quem manda no Brasil, através do PT,ainda são eles..

  10. Quando a gente pensa que a política no Brasil tá mudando. Sempre aparece um imbecil pra transformar esse País em um Feudo.

  11. Enquanto no Brasil funcionar a Política de “Pão e Circo” a censura irá prevalecer. O Povo está muito (sic) preocupado com as migalhas oferecidas pelo governo, enquanto estiverem ganhando as esmolas dos programas sociais, quem vai se interessar em censura jornalística?
    Basta dar ao povo o que ele quer receber e será facilmente manipulado.

    • Concordo com você Patrícia, mas só acho que a questão de dar ao povo o que ele quer não existe, o que realmente acontece é a manipulação de pessoas leigas por meios de comunicação fazendo essas acreditarem que o que recebem é o que eles merecem, é bem o pão e circo.
      Não gosto dessa situação, torço para que um dia a sociedade brasileira venha a usar a tecnologia em favor de todos e não apenas no seu próprio divertimento, se assim pode se classificar o que a maioria faz.
      Às vezes penso que a internet deveria ter algum tipo de teste intelectual para ser liberada ao seu usuário, não como meio de banir, mas sim de ser usada de maneira correta.

  12. Ao contrário do que diz o texto, não enfrentamos a ditadura para viver a plena democracia. Neste país ainda impera a vontade de superiores no poder com roubo, falcatrua e falta de vergonha na cara, isso ao meu ver é ditadura, a vontade do povo não se manifesta e sim a vontade da cúpula. Só falta do DOI-CODI (que eles não nos ouçam).

  13. O comodismo e a falta de importância que a sociedade dá pra esses ocorridos é o que move essas atitudes. Os salafrários são beneficiados e se acham no direito de manipular qualquer tipo de informação quando conveniente. Enquanto não escolhermos representantes que lutem em pró do povo e não por benefício próprio, isso sempre vai existir!

  14. Esses dias perguntei para minha mãe como era no tempo da ditadura, e agora to acompanhando de perto!

  15. Me da medo saber dessas coisas ou alias, nao saber de nada oque acontece !

  16. Sensura é sempre atraso. É sempre o tolir. Sempre será indíssio de ditadura.

  17. Meus Deus !!!!
    Tanta gente que passou por tanto problema pra hoje em dia a gente não precisar se preocupar com censura alguma , pra chegar a essa altura do campeonato com uma noticias dessas.
    Triste de mais =(

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>