Blog do Tas

Onde estão e o que fazem os brasileiros que deixam o Brasil?

12 de abril de 2013, 09:44

Escrito por marcelotas

Brasileiros no exterior: dados oficiais do Ministério das Relações Exteriores (2009)

 

Brasileiro é que nem formiga. Você encontra em toda parte do mundo. Só nos EUA, acredita-se numa população verde-amarela que passa de 1,5 milhão de pessoas. Como saber onde estão e o que fazem os demais brasileiros que vivem, muitos ilegalmente, fora do país?

O maranhense Álvaro Lima mora em Boston há 23 anos e é Mestre em Economia pela New School for Social Research. Desde 2004, exerce a função de diretor de pesquisas da prefeitura de Boston. Em 2008, ele fundou a Digaai World Inc., que deu origem ao projeto do site Digaaí.com, uma plataforma para agregar as informações da diáspora brasileira pelos cinco continentes diretamente da boca, ou dos cliques, dos próprios brazucas – termo que acabou cunhando os imigrantes brasileiros que saíram daqui em busca de uma vida no exterior sem nunca deixar a ligação umbilical com a pátria amada.

O Digaaí tem parceria com a Universidade de Havard e com o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Qualquer pessoa pode agregar conteúdo ao site, que é colaborativo e funciona no esquema Wikipedia. O site também é guiado por dados, ou seja, todas as informações são apresentadas em formato de dados georeferenciados em um mapa interativo.

Devido à famosa “vida loka” dessa turma verde-amarela no exterior, o site se oferece como uma ferramenta com a urgência necessária à tarefa de registrar esse movimento humano. A cada ano, devido à dinâmica da vida desses imigrantes, se perde parte importante do acervo cultural da comunidade brasileira em trânsito permanente pelo mundão afora.

Espalhe e participe!

Digaaí: site colaborativo abastecido por brazucas

 

  1. Hoje em dia somente por intercambio para conhecer outra cultura ou então estudar fora, mas para viver somente o Brasil tem tantos gringos vindo morar aqui, em lugares específicos de São Paulo tem mais estrangeiros do que paulista, por isso que tem brasileiros voltando.

  2. Pedro Costa de Araújo 13 de abril de 2013 at 5:54

    Olá Marcelo,

    Onde estou? Bélgica

    O que faço? Sou médico.

    Vim para a Bélgica aos 17 anos com o objetivo de ter uma melhor formação intelectual ! O chamado Exôdo Cerebral Brasileiro. Existe sim. Saí de Recife, e como o bom nordestino eu fiz meu Exôdo também.

    Desisti da educação brasileira.

    Aprendi francês na marra, fiz faculdade de Medicina durante 7 anos e hoje, médico, aos 26 anos, vivo tranquilo na Bélgica, longe desse Brasil. Estou continuando minha formação, fazendo residência médica e formando uma família, longe da violência e dessa “vida loka” que eu considero que pertence, sem dúvidas, as capitais brasileiras.

    Existe muitos brasileiros ilegais, pião de gringo como dizem. Porém existe o outro lado da moeda também !

    Estou disponível para um eventual contato caso queiram mais informações, entrevistas…

    Abraços.

    Dr. Pedro Costa

  3. Genial divulgar este tipo de pesquisa colaborativa. Vou entrar no site. Obrigada, Marcelo.

  4. Tem uma Brasileira fazendo Mestrado em NYC, querendo para falar com voce sobre um projeto que involve uma marca chamada Brasil.

  5. queria minha filha fosse para um que nao eua

    • LÁ NO IMPERIO ESTÃO MORANDO EM CARROS, E BARRACAS,, NÃO TEM SEGURO SAUDE,, E VIVEM SE ESCONDENDO DA POLICIA,, AGORA ESTÃO VOLTANDO AO BRASIL DE TODOS OS LADOS !AQUI É O NOVO PARAISO E DOS BRASILEIROS QUE VOLTAM ,,COM EMPREGO!
      Brasil A Suíça Latina.
      Atualmente, falar mal do Brasil é um perigo. O povo anda num nacionalismo nunca visto. Realmente nunca se viu gente assim, senão um ou outro Rui Barbosa por aí. A nação está crescendo, evoluindo. Era tudo o que a gente sempre sonhou. Competir cara a cara com a velha China e os EUA (Esparta Unida da América) é o ápice. O Brasil finalmente está chegando ao topo .

  6. Tô querendo ir para o Uruguay…

  7. E eu achei que tivesse mais na Australia…

  8. Pensei que houvesse mais gente indo para o Canadá.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>