Blog do Tas

O império dos nerds

31 de julho de 2013, 11:44

Escrito por marcelotas

 

A aprovação dos líderes de Google e Facebook por seus empregados é de matar político brasileiro de raiva: 94% e 92% respectivamente (gráfico acima baseado em pesquisa da Glassdoor). E a questão não é só grana. Na hora de avaliar os motivos prós e contras do nível de satisfação no trabalho, há vários outros assuntos na frente. A favor, as facilidades proporcionadas pelas empresas no local de trabalho, os prédios parecem muitas vezes playgrounds para adultos, ou nem tão adultos assim. Os contras: pressão, política nem sempre transparente das empresas e longas horas de trabalho (gráfico abaixo)

 

Se pairam dúvidas sobre os métodos das empresas de tecnologia para atrair e manter seus empregados, uma coisa é certa: quando uma empresa – de qualquer setor – investe em talentos na área da tecnologia digital, o seu crescimento é absolutamente diferente daquelas que estão perdendo o bonde da revolução nas telecomunicações.

O Banco Mundial fez um estudo em países em desenvolvimento que mostra resultados claros da mudança: companhias que investem em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) cresceram 9,5 vezes mais que os rivais que não possuem projetos na área. Enquanto o primeiro grupo viu suas vendas subirem 3,8%, no mesmo período os últimos avançaram apenas 0,4%.

A modernização gerada pelas novas tecnologias também aumentou a taxa de lucro das empresas. Aquelas que apoiaram ações nessa área registraram uma taxa de lucro de 9,3%, ante os 4,2% das demais. O valor agregado por funcionário foi de $ 8.712 dólares nas empresas com programas bem estruturados de TIC, contra $ 5.288 dólares nas concorrentes.

Nos países desenvolvidos, a competição é por encontrar e seduzir os nerds, especialmente bons engenheiros de software. Em países emergentes como o Brasil, enquanto o mercado vacila na valorização do TIC, os governos e a sociedade vacilam na cobrança e implementação de Educação de qualidade. É preciso reverter esse entendimento da importância dos nerds na prosperidade das empresas e nações antes que seja tarde demais. O trem-bala está passando…

  1. diria que o fator educação de qualidade hoje está em meio-a-meio, ou seja, 50% responsabilidade do governo em oferecer a educação de qualidade e 50% do cidadão brasileiro buscar uma educação de qualidade, pois hoje temos vários programas de bolsas para quem quer buscar uma educação melhor, é necessário sair da comodidade de querer tudo perto de casa.

  2. Infelizmente no Brasil perdura ainda a ideia que empregado é vassalo e chefe é rei. O chefe está fazendo uma favor de empregar e o empregado precisa aceitar as condições impostas.

  3. Infelizmente, a acessibilidade à tecnologia(que é muito maior,hoje em dia) é banalizada.As pessoas têm facilidade,mas não sabem aproveitar,desperdiçando o tempo em Redes sociais,jogos(quanto mais fácil,melhor) e sites de fofocas.Não sei se é um problema só do brasileiro(creio que não),mas parece que as pessoas estão com preguiça de pensar.Investir em conhecimento e incentivar os funcionários na busca do mesmo,é se preparar,não para o futuro,mas para o presente.

    • Concordo com a parte, as pessoas tem preguiça de pensar e querem receitas pra tudo, esquecendo-se da liberdade de escolha…

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>