Blog do Tas

PM de São Paulo diz que vai investigar fotos postadas no Blog do Tas

05 de agosto de 2013, 11:34

Escrito por marcelotas

Twitter oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo @PMESP

 

Em mensagem publicada no dia 2 de Agosto, sexta-feira, em seu Twitter oficial, a Polícia Militar do Estado de São Paulo diz que vai investigar, através de sua Corregedoria, as fotos do coletivo de fotógrafos Lost Art publicadas aqui neste blog.

O Blog do Tas agradece a resposta e aguarda os esclarecimentos. Desde já nos comprometemos a publicar o resultado da investigação da agressão praticada por um PM a uma manifestante nos protestos da quinta-feira passada, dia 1 de Agosto, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, destacada nas imagens abaixo. O post original está aqui.

 

Fotos: Lost Art

 

  1. Que belo exemplo!
    Na hora de encarar marginal ficam se fazendo de vítima, baixo salário, pouco equipamento, chororô e coisa e tal…
    Contra uma menina desarmada desce o porrete.
    Tira a farda desse bosta e coloca pra dormir com bandido na cadeia pra ele ver o quanto dói.

  2. ESSES VALENTÕES DE FARDA SÃO MACHOS SÓ EM GRUPO DESPREPARADOS VERDADEIRAS BALEIAS NA MÃO SOZINHOS E SEM ARMA NÃO SÃO NINGUÉM SE FOSSE MINHA FILHA E SOUBESSE QUE FOI O FORAM OS CRÁPULAS QUEBRARIA A CARA DELES UM POR UM SÃO UMAS MARICAS

  3. Olhe me desculpem, mas não podemos considerar esse crápula como um militar não, tira essa farda. Galera nosso sistema de defesa (MILITARES), não tem nada haver com essas pessoas não, como esse cara me passa no exame psicológico???????

    • concordo com o amigo….
      não devemos generalizar a atitude de alguns policiais….
      esse policial agiu de forma totalmente errado com o que lhe foi instruído na escola de formação!! mas um fator que não foi apontado que nesse dia o caos tava solto por todo o lugar!!!e comandos de policiais militares,foram cercados por manifestantes!!
      não estou defendendo ninguém!!Só estou dizendo os fatos que ocorreram,mas apoio o fato das fotos publicadas,pois acredito que a policia também deve ser fiscalizada…
      apoio também a “manifestação” desde que seja sem agressão…pois ja esta mais do que na hora do povo se virar contra os maus governantes!!!

    • corvade do cacete .

  4. Que covarde…polícia é para proteger e não para agredir o cidadão que está lutando pelos seus direitos e pelo mínimo de dignidade.

  5. Está na hora da polícia parar de intimidar as pessoas com pancadas, os protestos são feitos para uma melhoria da qualidade de vida no geral. Os policiais estão inclusos nas melhorias. Como sempre, quem está acostumado a bater há séculos vai demorar para se sentir mais cidadão para manter a farda e a pose de poderoso. Pobres idiotas que vivem da desgraça e quando precisam agir fazem tudo estupidamente. No Brasil nunca tivemos uma polícia discreta e educada, os torturadores continuam os mesmos que batiam nos jovens que nunca tiveram retorno da vida em defesa dessa pátria pequenina e covarde.

  6. investigar o que? ta vendo o ato, ta vendo a cara do covarde é só prender e pronto,.. a! estamos no Brasil =\

  7. Bem, acho eu que agora o povo está vendo que a repressão e ditadura ainda está bem viva no Brasil . Pena que uma jovem teve que sofrer com a violência desta policia mal formada. Quando não estão reprimindo os mesmos que estão lutando por um salario melhor, estão nas comunidades mais carentes mostrando os abusos de autoridades.

  8. ser policia é isso mesmo,ignorante, sem estudo,que com um pau na mão acha que e homem,vai estudar das cavernas.

  9. alexsandro assumpçao rebelo 5 de agosto de 2013 at 19:05

    lixo de farda!!!!!!!! covarde!!!

  10. Covarde!!! vc polícia deveria arrumar emprego ……..em lugar nenhum, pq não existe lugar p/ gente cheia de recalque, q. agora quer colocar td p/ fora, vá se tratar. POLÍCIA PRETA ATENCÃO.: NÓS CIDADÃOS ESTAMOS LUTANDO TAMBÉM POR VOCES E SUAS FAMÍLIAS, É ASSIM A RETRIBUICÃO?

  11. COVARDE!!!
    Para piorar, os outros colegas de trabalho ficam só olhando e não socorrem a cidadã!!!!!

  12. Para que serve a POLICIA? para reprimir o POVO, para proteger o PODER, para defender as POLITICA.

    A criação da policia, é para a instauração do poder e defender os que com ela dirigem a vontade do povo. vamos entender isto:

    “A função de autoridade policial implica normalmente a aplicação da lei, a proteção das pessoas e da propriedade e a manutenção da ordem pública”

    Bem, primeiramente A QUE LEI ESTAMOS BURLANDO?
    A QUEM A POLICIA PROTEGE?
    A PARTE QUE MAIS GOSTO É A MANUTENÇÃO DA ORDEM PÚBLICA, QUANDO FALAMOS EM ORDEM ESTAMOS FALANDO DE UM REGIMENTO POSITIVISTA, QUE JÁ NÃO CABE NOS DIA ATUAIS, A QUESTÃO DA ORDEM É UM BELO PRETEXTO PARA GARANTIR A MANUTENÇÃO DO PODER A QUALQUER CUSTO. O POVO AO QUAL DEVERIA SER PROTEGIDO DAS BARBARIES POLITICAS A QUAL SOFREMOS. ANTES DE MAIS NADA O QUE DEFENDEMOS É O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS E NETOS, ASSIM COMO OS FILHOS E OS NETOS DESTES IDIOTAS FARDADOS.

  13. Meu amigo se o mensalão não foi capaz de custar a reeleição do PT por mais quatro anos isso ai vai custar a eleição do Governador??? Façam me o favor!!!

  14. Tudo isso é feito com o aval de quem comanda,nos mais autos cargos desse estado e desse país,e quem está lá embaixo,na obrigação de dar segurança à quem protesta,cai na lábia dos poderosos e tomam atitudes no mínimo covardes pra depois serem investigados por quem os mandou faze-lo!!!#MudaBrasil

  15. Eles são tão mal informados que nem se dão conta que ao agredir o povo, eles estão agredindo a eles mesmos. Que vergonha.. aqueles que deveriam proteger estão agredindo.. não podemos nos calar! eles não tem esse direito!

  16. MANUAL!.
    Ainda são instruídos (as), e formados (as), pelos manuais da ditadura militar.
    Desta forma, Abordam ,Interrogam,Prendem,Agridem,e Condenam.
    Tudo com aval das autoridades, e governantes, desta cidade (são paulo).
    Acordem: Meu Povo.

  17. De fato é algo muito chocante.
    Vamos as ruas pedir justiça social, pedir honestidade, e boa governança. Vamos armados de um coração puro e recebemos esse tratamento.
    Esse mesmo tratamento que vem sendo dado desde sempre aos que não tem voz.
    Valeu Tas, por se engajar, não sei bem porque mas são poucos os que falam.
    E como vês, é importante que vocês que tem algum poder se engajem, pois talvez não haveria investigação se não fosse por tua postagem.
    Obrigada.

  18. A função da polícia da qual é paga, é também prestar socorro e proteger o cidadão ferido até vir uma ambulância. Como se vê nas fotos, demais policiais ficaram apenas olhando por um bom tempo, eqto pessoas do movimento q prestam socorro a garota.

    Demais policiais devem sim serem investigados por OMISSÃO!

  19. FOI MUITO POUCO.
    NA ÉPOCA DOS MILITARES ESSA RAÇA DE TERRORISTAS E VAGABUNDOS NÃO SE CRIARIA, SUMIA RAPIDINHO.

    1964

  20. como ela está?

  21. se legalizarem as drogas,esses PM´s vão morrer de fome sem ter traficante pra extorquir..a maior parte do salario deles é “por fora”

    • Jorge de Jesus da Silva 5 de agosto de 2013 at 16:20

      Para um comentário desse, VC deve ser um cara com muita grana e fiel consumidor!!

    • isso ai vamos legalizar as drogas, começando pela maconha, depois cocaina, lsd,crack vai ser legal pra caramba ter cracolândias espalhadas por todas as cidades do pais. Se vc tem tanta certeza que policiais acharcam traficantes é sinal que tem informações importantes só denunciar já que esta na moda protestar. E não julguem ações de pessoas (manifestantes ou policiais ) por algumas fotos que não mostra todo o conteúdo quer saber oque ocorre em um ato como este vá participar. É fácil o responsável por este blog colocar fotos e escrever oque quer ele não estava lá.

  22. Quero ver um coverde desse fazer isso com os caras que andam com os molotov, aposto que tinha virado churrasco.

  23. Depois perguntam porque a maioria da população não gosta da polícia.
    É um misto de indignação, asco, nojo, revolta que tenho ao ver e ler essa reportagem. Que por sinal só tem a mostrar fatos verdadeiros de um ato covarde e totalmente desnecessário. Assim também como é covarde sair por aí depredando tudo pela frente. Mas um ato não justifica o outro e é dever e obrigação da polícia zelar pela proteção do cidadão.
    Não tem de investigar nada, tem de identificar esse PM e expulsá-lo da corporação sem direito a nada!

  24. Ainda não apareceu um comandante tipo aqueles que costumam dizer que “a abordagem foi correta”, ou seja, que a culpa foi da moça por ter provocado “heroica reação do Pm defensor da sociedade”? RSRSRSR, não demora, aparece!

    • Todos somos santos, menos a Polícia que deve ser banida para sempre. Eles fazem montagens para provocar a população pacífica, que nunca quebrou nenhuma vidraça de banco e nem pichoiu nenhuma parde.

  25. Mesmo assim com a prova das fotos que a garota foi agredida, vão dizer que ela estava saqueando ou desacatando a policia! Certeza! Eles sempre inventam uma historia mirabolante para tirar o deles fora! Policia Fascista!

  26. Que covardia!!!

    Um PM deste deve ser banido não tem o minimo para prestar serviço a comunidade.

  27. isso não e nada perto doque a policia faz por ai , infelizmente não temos policia honesta a grande verdade é que a maioria das coisas que eles fazem ficam por baixo dos panos , isso que vemos não é nem um terço do que esses que deveriam ser nosso protetores amigos das pessoas de bem são capazes de fazer de ruim , hoje não sei de quem tenho mais medo se é dos bandidos ou da policia

  28. São uns animais que não prestam para nada. Sem formação nenhuma não resta nada a não ser POLICIA MILITAR. E agora seu governador??????????Isso vai custar tua eleição.

    • Como é que é? Sem formação? Meu amigo, a vaga na Academia Militar do Barro Branco é mais disputada que medicina na USP. Um simples praça da PMESP tira em torno de R$2.563,28 de salário, isso sem falar nos benefícios, como estabilidade, facilidade para financiamentos, segurança para dependentes em caso de óbito, etc, etc. Essa falácia que o senhor proferiu geralmente sai de pessoas formadas nessas ‘UNIalgumacoisa’, que com o ‘peso’ de seus diplomas, conseguem um empreguinho medíocre mantido com muita puxação de saco. Tenho certeza que tu és um derrotado. Um nada, um zé ninguém, um borra botas, falando sobre o que não sabe. E quando precisa, liga pro Batman, não incomode quem ‘não presta pra nada’??

  29. Bandido rouba a mata a esmo e nesse caso só temos choradeira e reclamação de que a policia nada faz.

    Quando a policia entra para botar ordem, todos caem de pau em cima da policia.

    O que voces querem? Defender a bandidagem???

    COmeçou o quebra-quebra, sai fora e deixa a policia dar jeito nos baderneiros.

    • Mas como vemos nesse caso a polícia não “dá jeito” nos bardeneiros e sai metendo pau nos inocentes

  30. Toda profissão tem o bom e o mau profissional. Uma atitude dessas envergonha toda uma categoria.

  31. Por que a Corregedoria e a imprensa e os direitos humanos não investigam as mortes de mais de 100 policiais em menos de um ano?o que vejo aqui é um bando de demagogo querendo se promover as custas da Pm paulista.Quando vocês estiverem com um bandido apontando uma arma na sua cabeça liguem pra imprensa, ou liguem para os direitos humanos…..ou senão liguem para o batman…..

    • A maioria destas mortes, como já informado antes aqui no Terra, é devido a ligações com bandidos e não na realização de suas obrigações.

  32. Marginais fardados, polícia é outra coisa, coisa esta que não temos, a gente só tem bandido nas nossas polícias, só atôas, milicianos, assassinos, sádicos, brutalizados, gente em quem não podemos e não devemos confiar, BANDIDOS! Depois não reclamem quando a população lhes descer a lenha, não reclamem quando forem protestar e cujo único apoio vai vir de suas famílias, plantem a violência hoje e boa colheita amanhã, e viva os 700 anos de cadeia pros assassinos!

  33. O policial foi burro, cometeu crime e deve ser punido, mas ele fez exatamente o que os líderes radicais desses últimos protestos querem que os policiais façam: que agridam manifestantes para ser filmados e fotografados para futura divulgação e desgaste da PM e do governo estadual (principal alvo desses grupos terceirizados pelo PT).

  34. É ai que lembro da música:
    Cuidado, pessoal, lá vem vindo a veraneio
    Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
    Com números do lado, dentro dois ou três tarados
    Assassinos armados, uniformizados

    Se eles tem fogo em cima, é melhor sair da frente
    Tanto faz, ninguém se importa se você é inocente
    Com uma arma na mão boto fogo no país
    E não vai ter problema eu sei estou do lado da lei

  35. PM Covarde!!!

  36. Ainda vão investigar??? Será que eles não sabem o que é uma porrada de cacetete no olho? Esse país precisa de um RESET geral.

  37. Chega a ser revoltande demais!!

  38. A ONU tem razão! Tem de acabar com a PM e criar uma nova Polícia em seu lugar, sem a truculência contumaz e envolvimento em tantos crimes contra a pessoa!

  39. Como o Lucas Ps comentou às 12:04, gentileza gera gentileza. Tem que ser investigado mesmo, mas o que nós vemos nos últimos dias são manifestantes acompanhados de vândalos que nem sabem porque estão lá. Quem quer exigir alguma coisa não precisa esconder a cara. Isso demonstra que quem não quer mostrar sua face já é mal intencionado. Tem muito burguesinho aí nesse meio falando mal do capitalismo, mas não vive sem celular de última geração, carro do ano, roupas caras, etc… Na outra ponta, num país de leis medievais o policial deve estar enfurecido devido aos constantes protestos do “quebra quebra” onde ninguém é punido, ai o cara descarrega sua ira em quem não deve. O cara é preso num dia e no outro já está quebra quebra. Só aproveitando o espaço. na realidade os banqueiros estão rindo à toa, pois o prejuízo dessa quebradeira o correntista é quem paga o conserto, pois com esses JUROS HIPER ABUSIVOS. Aí devemos nos perguntar, cadê as autoridades ?? Uma poupança rende 0,6% ao ano, o banco cobra juros que beiram 300% ao ano.

    • marcia angelotti 5 de agosto de 2013 at 14:59

      Participei de uma manifestação pacifica aqui em SBC em 01-07. No fim da passeata , foram-se agregando uns 13 ou 12 meninos de rosto coberto e foram batendo nos lixos e placas na avenida. Mas não houve resposta da policia à isso. Mas qdo todos nós chegamos ao final em frente à prefeitura , fomos recebidos à bomba, todo mundo. A policia invadiu a manifestação e a todo mundo levou. A violência era total , sem necessidade, pois apenas esses 12 ou 13 fizeram besteira. E me pergunto: porque? usaram de violência com pessoas pacificas e não com os baderneiros. Não entendo até hoje, nem as outras manifestações , em SP, Rio. Vejo agressões pela tv toda hora,isso é, só aquelas que a tv veicula, o que é pouco real. Mas fiquei pensando que esses policiais que usam dessa forma a violência , levam para as ruas suas mágoas, seus recalques, suas frustrações e descarregam no povo, pois não serão reconhecidos ou ou sofrerão alguma sansão pois estão em “turma’ . Não acho que é ordem bater em meninos e meninas indefesas e sim um descarrego de raiva, misturado com sei lá o que. A ordem é : conter a manifestação e as autoridades deixam a cargo dos policiais entenderem como e ai vai de acorde com a criação de cada um, de acordo com a humanidade de cada um. Se foram criados na pancada, pode ter certeza que essa é a oportunidade de revidar. Infelizmente. Nessas fotos , a menina está indefesa, o que parece que o policial escolheu bem por isso. Pequena, mulher, sem instrumento nenhum nas mãos , no rosto, não oferecia perigo algum. Tinha muitos marmanjos dos lados e ele escolheu a moça. Fácil não???? E deve ser de pessoa de poucos recursos que não fará nenhum processo , nem escandalos. Pena

  40. Não vejo a “IMPARCIAL” mídia, televisiva, falada ou escrita realizar nenhuma matéria com as centenas de policiais feridos (alguns gravemente e com sequelas permanentes), nesses “manifestos” por todo o país…Policiais também é sociedade.

  41. isso e uma vergonha e principalmente por ser mulher uma covardia . A PMSP não faz nada. teria que tomar uma postura punir os ”agressores” (policiais militares que não honram a farda que vestem ) . atitudes como essas sem punição vem perdendo a credibilidade da corporação perante a população. Corregedoria da PMSP puna os agressores e divulguem na mídia ( televisão internet e rádio ) .

  42. A PM está despreparada para essa nova realidade, não sabe lidar com protesto. Um país onde a bandeira da democracia é levantada por todos os partidos, revela que seus líderes não sabem conviver com ela.

  43. Tem pouco bandido nas ruas por isso fazem isso com pessoas de bem!!

  44. depois destas e outras imagem o jeito é irmos pra cima deles ,pois isso não da em nada pra eles que protege os corruptos

  45. Deve ser investigado e caso comprovado o ato de violência desnecessária que é o que parece ter acontecido neste caso, os responsáveis devem ser punidos exemplarmente conforme a Lei. Não podemos mais tolerar tamanha indiferença pelas autoridades nem mesmo tolerar abusos de policiais e também de manifestantes.

  46. Ridicula a atitude desses policiais….se é que se pode chamar isso de policial…..Servir e proteger uma ova…..eles estão lá pra oprimir mesmo….por isso o vandalismo esta nos protestos…pra que eles enxerguem que pra toda ação…sempre vai existir uma reação…..policia mal treinada = bandido na rua e cidadão revoltado com a propria policia…..abrç Tás

  47. Não tem necessidade de fazer isso. Usar a força contra uma pessoa que está no seu pleno direito de protestar é algo que nos dias de hoje se torna inadmissível. Aos amigos da gloriosa corporação PMESP, um recado: Lembre-se, você está atrelado a um código de conduta militar arcaico, onde ordens absurdas não se cumprem e que se hoje podemos realizar protestos e manifestações é porque em algum momento da história desse “brasil”, alguns se levantaram contra um regime militar opressor. Vocês também vivem, trabalham, estudam e passam por problemas como todos nós e se com essas manifestações conseguimos conquistar alguma coisa, essas conquistas também beneficiam vocês e seus familiares.
    Antes de agredir, se coloque no lugar do manifestante pacífico. Com certeza vocês não gostariam de serem agredidos pelos seus superiores só pelo fato de estar manifestando contra algo que está lhe prejudicando, gostariam? Pense nisso antes de cumprir uma ordem de quem está atrás de uma mesa, em um gabinete e com certeza, rindo do que está acontecendo no “brasil”.

  48. Esse animal, além de bater em mulher (coisa que eu simplesmente me revolta) ainda fez tudo com a intenção de ser o mais discreto possível para não chamar atenção.. infelizmente pra ele, foi tudo fotografado, e eu espero que ele seja afastado, ou melhor ainda, preso.

  49. lucio mauro nunes pereira 5 de agosto de 2013 at 12:06

    É abuso, a polícia está mal orientada ou instruída para ‘pegar pesado’ mesmo, afinal estão com medo da ‘anarquia’ que desestabiliza qualquer esquema de ganho de uma ‘classe’ qualquer!
    Mesmo que os que estejam no poder sejam progressistas ou representantes de trabalhadores, mamata e corporativismo dá nisso …

  50. Se é verdade que gentileza gera gentileza agente já deveria ter entendido que violencia gera violencia!

  51. Vão investigar nada, isso aí é só pra fazer pressão nas pessoas.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>