Blog do Tas

Procure saber com o brasileiro mais biografado do mundo: o Rei Pelé

18 de outubro de 2013, 13:20

Escrito por marcelotas

Pelé, único brasileiro entre as biografias mais vendidas da Amazon (montagem: com imagens retiradas do site da Amazon/ Blog do Tas)

 

Semana triste. Surpreendente. Alguns dos meus ídolos de juventude – Roberto Carlos, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil – a favor da censura. Não há outra palavra. É censura prévia o que eles querem. O ponto final nessa conversa mole foi colocado com leveza e generosidade por Pedro Doria e Arthur Dapieve, em artigos publicados em O Globo. O contraponto, outra decepção dolorosa pois sou admirador do demiurgo desde a vida universitária, palavras desencontradas em busca de um sentido, inacreditavelmente assinadas por Jorge Mautner, em defesa desse auto engano chamado Procure Saber. Ó, meu querido e amado filósofo Jorge, quanta dor…

“Dormia a nossa Pátria Mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em temerosas transações…” Nunca pensei que a letra de “Vai Passar” me sugerisse uma chave para entender a atitude suspeita de Chico Buarque. O motivo alegado por Chico é o mais frágil e mesquinho possível: quer censura prévia ou uma indenização populda caso alguma “intimidade” dele seja posta à mostra numa biografia publicada no Patropi. Exemplifica dizendo que alguém pode entrar na casa dele e fotografá-lo em cuecas. Tristes trópicos. Alguém aí a fim de ver Chico de cueca? Mesmo supondo que ainda existam senhores ou senhoras taradas desse quilate, o que isso tem a ver com biografia, Chico? O que isso tem a ver com a publicação de livros que possam ajudar a entender melhor nossa história? Valei-me, ó pai, Sérgio Buarque de Hollanda!

Outras perguntas que me atormentam. Alguém duvida que o namoro de Paulinha ainda adolescente com Caetano ou o implante de Roberto Carlos são fatos públicos? Basta um clique no Google. Está tudo lá. Dá para saber que o Roberto também fez implante nos cabelos, cirurgias plásticas… Declarou o próprio num dos seus cruzeiros navais: ”Os medos que eu tenho? O primeiro, a calvície; o segundo, a velhice; o terceiro, vocês imaginem…”. Já está tudo publicado, antigos ídolos. Peçam a ajuda de um neto que mostre isso a vocês.

A pergunta importante é: quem está chamando a atenção ou dando importância para esses fatos e detalhes? A “mídia”, esta vilã diáfana sempre disponível para justificar truculência, ou os ídolos reunidos na ONG Procure Saber? É uma ONG, uma empresa, o Super-Homem ou apenas a Mulher Maravilha?

Fui procurar saber. Numa busca simples no acervo da maior livraria do mundo, o da Amazon, fica claro como já foi o luar de Gilberto Gil a existência de uma massiva quantidade de biografias – autorizadas e não autorizadas – publicadas pelo mundo que pratica a democracia. São figuras históricas, políticos, esportistas, cantores, celebridades do entretenimento…

Ao lado de John Kennedy, Michael Jackson, Churchill, Rolling Stones, Madonna… figura um único brasileiro. Esta semana, em meio ao tiroteio levantado por essa tentativa de implantar censura prévia pelos meus antigos ídolos, silenciosamente e na humildade como é do seu feitio, Pelé lançou “1283″ no MIS, em São Paulo, uma jóia rara publicada pela Editora Tariba e impressa na Itália. O livro será agora lançado em Londres, Nova York e Dubai.

Pelé é o único brasileiro na lista de biografias mais vendidas da Amazon. São livros que eternizarão merecidamente a arte de Pelé. Agradeço ao Edson Arantes do Nascimento por me ajudar a chegar com algum alento a esta semana de decepções tão dolorosas. Quem é rei, de verdade, nunca perde a majestade.

Rei em São Paulo: mais um livro publicado (Foto: Nilton Fukuda/Estadão)

  1. Na hora de ganhar dinheiro enquanto figura pública pode, mas na hora de se falar de sua figura publica não pode?

  2. Bom dia…PARABÉNS Pelé pelo seu 73 anos de Vida…Obg por fazer parte do Nosso SantosFC….Beijos Mil ..O Pelé ViVe em NOssos Corações …Salve Seus Lindos 73 anos ♥

  3. Quando um dia falei que não tolerava o caráter destes cretinos citados: Chico Buarque, Caetano, Gil, Erasmo e Roberto quase fui crucificado. São inegáveis os feitos artísticos e competência no ramo de todos, todavia péssimos exemplos de caráter. Tirem já suas máscaras, pois com elas serão enterrados com a pecha de denigrirem a história de suas carreiras e quiça do país.
    Parabéns Pelé, mais uma vez surpreende e ensina como deve se portar um HOMEM correto e de bem.

    • Meu caro Luiz Antonio Sgarabotto.

      Pq você entende que opiniões contrárias à publicação de biografias não autorizadas se constituem automaticamente em opiniões de pessoas sem caráter?
      Pessoalmente, penso que as pessoas não sejam obrigadas a ver suas vidas particulares expostas e devassadas. No caso de personagens já falecidos, até acho razoável mas, se a pessoa está viva acho que tem o direito a privacidade de sua vida particular, é a minha opinião.

      Outro coisa: não se deixe levar tão facilmente por textos bem escritos, como é o caso deste texto, que tanto enaltece o Pelé, “correto e de bem”, para citar a sua opinião. Não esqueça que o “Rei Pelé” em sua trajetória, passou por alguns momentos questionáveis do ponto de vista de seu caráter… alguns de seus filhos, hoje reconhecidos, tiveram muito trabalho na justiça para conseguirem tal reconhecimento!

    • Sr. paulo durani, discordo quando o sr. diz que devemos enaltecer todo e qualquer brasileiro. Isso não passa de ufanismo sem sentido. Não é porque um indivíduo é brasileiro que ele merece honrarias. Para merecer honrarias a pessoa deve ter agido honrosamente. E, infelizmente, são poucos os que se encontram nessa condição.

    • paulo durani souza nascimento 21 de outubro de 2013 at 20:09

      Nós devemos sempre enaltecer a todo e qualquer brasileiro que seja homenageado dentro ou principalmente, fora do país. Porque, ao invés de atacarmos celebridades, que não foram lembradas, não tentamos conseguir mais honrarias para o país?

  4. São todos comunistas, baba ovos de regimes totalitários como o de Fidel Castro, China, Rússia (URSS), Alemanha oriental (que caiu junto com o muro), Coréia do Norte…tem muito a esconder, dizem que o Chico é um dos fundadores do PT, está na Internet, um playba bebum de uísque que paga de comuna….eu já não tenho eles como ídolos ou líderes, tenho mais o Sr. o Prof. Tibúrcio, e outros personagens inteligentes, a biografia deles eu rasgaria e deixaria de papel higiênico na porta do banheiro de uma birosca qualquer, deve ser papel muito liso que não ‘presta’ mas mesmo assim seria esse o destino.

  5. A questão não é se o Pelé tem boa índole, a questão é poder escrever a verdade, ter uma biografia que corresponda a verdade como um documento para o história, com tantas biografias não acho que ele tenha medo do passado. Não sei o que nossos “ídolos” da ditadura tem para esconder.

  6. lourenço quezada júnior 19 de outubro de 2013 at 18:49

    Pobre do ser humano que precisa de ídolos. Mais pobre ainda é aquele que exige coerência nas atitudes e posicionamentos das pessoas ao longo do tempo. A frustração sempre é muito grande. Você conserva suas opiniões e atitudes uma vida inteira ? Somos todos iguais nas nossa diferenças. Só para dar um exemplo: “enquanto os homens exercem seus podres poderes…”(e censura é um podre poder), “todo mundo quer saber com quem você deita… nada pode prosperar”. Isto é, a virtude está no meio, no bom senso… Jorge Mautner, o poeta, já havia dito: “Liberdade é bonita mas não é infinita…Me acredite: liberdade é a consciência do limite”.

    Trechos de “Podres Poderes” e de “Tieta” ambas de Caetano Veloso

  7. Pelé é um esportista excepcional e merece o título de REi do Futebol. Deu azar, porque nasceu no Brasil, onde o sucesso alheio é ofensa pessoal, como já disse outro gênio da raça, Tom Jobim. Na verdade, a postura de Pelé é a mesma de um homem de seu tempo, (de 70 anos) que faz distinção entre os filhos do casamento e os que nasceram fora desse tipo de relação, algo que era tão normal até a Constituição de 1988! Portanto, não dá para comparar Pelé com Neymar pois nasceram em épocas com visões diferentes acerca da paternidade. No mais, sou a favor da liberdade do autor, mas com responsabilização por danos morais pelas mentiras que ele lançar sobre o biografado.

  8. É lamentável! Fiquei muito decepcionado, pois perdi meu maior ídolo. Chico Buarque

  9. Na biografia do Pelé diz que ele se recusou a reconhecer uma filha e que ela morreu pobre e muito doente e que ele sequer foi ao enterro dela ?

  10. NUNCA GOSTEI DE PSEUDOS INTELECTUAIS TUPINIQUINS. ELES NÃO CONSEGUEM ESCONDER SUA DUPLA PERSONALIDADE. MAIS DIA MENOS DIAS SE DESMENTE,. É POSSIVEL A CAETANO E CHICO SEREM CONTRA A DITADURA BRASDILEIRA E, AO MESMO TEMPO, SEREM FIEIS IDOLATRAS DE FIDEL ….É POSSIVEL ISTO……

  11. NADA DO QUE PARTE DE CHICO BUARQUE ME SURPREENDE. DESDE TEMPOS IDOS QUANDO ELE ERA CONTRA A DITADURA, COMO ALIÁS TODOS OS PSEUDOS INTELECTUAIS TUPINIQUINS, NUNCA ME CONVENCEU, NUNCA FIQUEI TOTALMENTE NO “DE ACORDO ´´ CHICO. O MOTIVO É SIMPLES: COMO É POSSIVEL ACREDITAR E DAR VALOR A UM CARA QUE É A FAVOR DA DITADURA CUBANA, QUE TEM FIDEL, AQUELA MUMIA PARALITICA COMO IDOLO. DAI VEM O CHICO COM AQUELAS MUSIQUINHAS DE SENTIDO DUBIO CONTRA A DITADURA NO BRASIL E, AO MESMO TAMPO, PASMEM, APOIANDO A DITADURA CRUEL E ASSASSINA DA ILHA DE FIDEL. SOBRE O CAETANO, DESDE QUE ELE COMPOS AQUELA MUSICA RIDICULA SOBRE GUANTANAMO ELE PERDEU A GRAÇA PARA MIM. SE GUANTANAMO É UM CAOS, COMO ELE DIZ NA MUSICA, COMO AO MESMO TEMPO, ASSIM COMO O CHICO, ELE APOIA FIDEL. GENTE….PSEUDOS INTELECTUAIS, MAIS DIA MENOS DIA SE DESMENTEM. HOJE É TEMPO DE CHICO E CAETANO DESMENTIR TODO SEU VERBO. PODERIAM FAZER UMA MUSIQUINHA…….COMO MUDEI DE LADO.

    • com certeza!!! A dubialidade destes pseudo intelectuais so tem guarida no Brasil atrasado e ignorante… O maior medo deles e alguma biografia mostrar suas vidas mediocres e ligadas a ditadura COMINISTA, SENDO QUE, FICARAM MILIONARIOS….

  12. Para mim, sinceramente, acho que o que estes pseudo intelectuais e artistas, comunistas de rolex que vivem em Paris mais temem, e ver revelada a grande mediocridade de suas vidas… falsos herois, amparados por politicas publicas de cultura versando sobre… o nada!!!! milionarios arrogantes que nao querem perder nenhuma boquinha!!!! pronto falei, agora vao me processar para ganhar milhoes, pois fiz um resumo certeiro de suas biografias….

  13. Mal chegou ao mundo, o bebê Gabriel Arantes do Nascimento Felinto pode vir a ser a razão de uma aproximação que, até o momento, era tida como improvável. Sua mãe é Sandra Regina, 35 anos, filha biológica do rei do futebol, que até hoje nunca foi aceita por ele. “Se eu tiver tempo, visitarei o bebê”, disse Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pela primeira vez, durante um intervalo de gravação de um comercial de vitamina, na terç a-feira 18. “Ele nunca visitou o Octávio, meu primeiro filho. Nem mesmo ligou para saber se ele existia. Não virá mesmo”, rebateu Sandra, cética quanto à provável aproximação com o pai.
    Esse cara é Rei? Brincadeira, ele só pensa em grana. A filha morreu e o cara até hoje não reconheceu a sua paternidade. Para quem nao sabe, ela era a cara dele, a voz dele, piada esse pelé/edson arantes dos nascimento. Vejam exemplo recente, o Neimar, que no começo não era seu fã, mas depois que soube atraves de teste DNA, assumiu a paternidade do Davi Lucca, e esta sempre presente com o garoto. Esse foi o maior GOOOOOOL que ele marcou em sua vida.

    • PREZADO SR. entendo perfeitamente sua posicao! Pele foi o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento era um homem, mortal como tantos outros… quais as razoes grotescas que o levaram a nao assumir a paternidade, estas sao indesculpaveis… No entanto, a vida publica e a vida privada sao totalmente distintas… por isso Pele nao se opos a sua biografia que fala neste assunto. Quem sabe , um dia, o sr. Edson Arantes do Nascimento ficara em pé de igualdade àquele Pele inesquecivel, que nos brindou com ousadia, garra e magica no futebol… quem viver vera!!!!! Fique com deus!!!!

  14. Pelé não é rei?
    Pelé é o maior atleta de todos os tempos, a história do Brasil é dividida em antes e depois dele, o grande erro dele foi ter nascido no Brasil.

  15. Mal chegou ao mundo, o bebê Gabriel Arantes do Nascimento Felinto pode vir a ser a razão de uma aproximação que, até o momento, era tida como improvável. Sua mãe é Sandra Regina, 35 anos, filha biológica do rei do futebol, que até hoje nunca foi aceita por ele. “Se eu tiver tempo, visitarei o bebê”, disse Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, pela primeira vez, durante um intervalo de gravação de um comercial de vitamina, na terç a-feira 18. “Ele nunca visitou o Octávio, meu primeiro filho. Nem mesmo ligou para saber se ele existia. Não virá mesmo”, rebateu Sandra, cética quanto à provável aproximação com o pai.
    Esse é o Rei que vcs admiram? Fala sério, esse cara só pensou em grana o tempo todo. Veja o exemplo do Neimar, que no começa eu não era seu fã, mas depois que o assumiu a paternidade do Davi Lucca mediante o primeiro teste de DNA, ele da toda assistência e esta sempre presente com o filho, cara, o Neimar marcou o maior gol da sua vida comigo.

  16. Surpreso q vc nao comentou sobre a lamentavel entrevista da Sra Paula Lavigne. Oq vc achou da tentativa da “Sra #ProcureSaber” em constranger a Barbara Gancia durante o prog Saia Justa? Abracos

  17. Esses senhores estão pensando com o umbigo! Se esquecem que a lei não é restrita aos artistas, e que pode beneficiar alguns senhores que então só teriam suas vidas contadas em biografias chapa-branca. Pense então como seriam as biografias de Paulo Maluf, Coronel Brilhante Ustra, José Dirceu. Deixaríamos para a posteridade a imagem de um país de ícones de mármore. Lamentável.
    Ah, desculpe Tas, mas a letra original de “Vai Passar” fala em “Tenebrosas transações”, e não “Temerosas transações”, escorregão básico e perdoado. No mais, assino o artigo contigo.

  18. mario antunes junior 18 de outubro de 2013 at 17:41

    Tas será que esta na biografia dele o caso da filha que só foi reconhecida na justiça? O caso dos netos ? Ou só aparece ele dedicando o milésimo para as criancinhas e cantando love love love nos EUA. E o comentário dele a respeito da não participação na copa de 74 em função da ditadura feito 50 anos depois ?

  19. Desses velhos ídolos, o único que conseguiu aumentar seu brilho para comigo foi Alceu Valença, que se posicionou contra essa piada de mau gosto e em sua publicação no Facebook afirmou:

    “Definitivamente, a questão não é financeira. A ideia de royalties para os biografados ou herdeiros me parece imoral. Falem mal, mas me paguem…(?) é essa a premissa??? Nem tudo pode se resumir ao vil metal!”

    Parabéns Alceu Valença!

  20. O que admira que são pessoas que sofreram, lutaram contra a CENSURA alguns tiveram que buscar asilo em outros paises, juntamente com outras pessoas “icones marcados na história do Brasil, que contornaram e baldados em muita luta censura e VENCERAM este obstaculo fato vergonhoso de nosso país, venham neste momento com um retrocesso juridico, social, cutural, etc…
    Seria comico se não fosse tragico…

  21. Considero sim Pelé um rei. O rei do futebol. Rei pelo que fez nos campos. Aí vão falar de filha que ele renegou, do filho que já esteve envolvido com crime, das besteiras que ele fala etc etc. Na minha humilde opinião, Pelé é o rei do futebol, no mais um ser humano com virtudes e defeitos como qualquer um de nós. Atirem a primeira pedra.

  22. Concordo Tas. Mas será que nas biografias de Pelé é comentado que, apesar de jogadro genial, Edson é um homem mesquinho que não reconheceu uma filha que morreu de câncer desamparada mesmo após comprovação de paternidade pelo DNA? E será que ele permitiria isso em suas biografias? Nosso herói…vamos mal….

  23. Pelé foi o maior jogador do mundo. Não foi a toa que o levaram a categoria de REI DO FUTEBOL. Sou fã desse atleta excepcional, o vi jogar nos seus melhores momentos, era realmente fantástico. PARABÉNS, REI PELÉ!!!!

  24. Tenho quase o mesmo sentimento que você, mas discordo em relação ao Pelé. Ele permite biografia dele sem autorização?! Duvido!

  25. Marcelo Durães Junior 18 de outubro de 2013 at 15:19

    Mas você continua tendo Pelé como seu ídolo, Tas? Espero que sua resposta seja negativa.
    Os únicos heróis que o Brasil tem são os já mortos. Os vivos, tornaram-se vampiros!

  26. Tas, vc é um lindo! Adoraria ter lido essa matéria sem que não tivessem elogiado PELÉ como rei, para mim ele não é rei de nada. Nessa hierarquia, ele está abaixo do plebeu.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>