Blog do Tas

Dia de ouvir Lula sobre o Mensalão: “eu me sinto traído e peço desculpas”

15 de novembro de 2013, 20:33

Escrito por marcelotas

Lula em 12/09/2005

Hoje é um bom dia para rever o discurso feito pelo então presidente Lula no dia 12 de Agosto de 2005. Naqueles dias o Brasil estava paralisado com a revelação do Mensalão.

Ouvir, ou ler abaixo a íntegra, das palavras de Lula é uma forma de esclarecer que o jogo de cena e as bravatas dos mensaleiros que no dia de hoje, finalmente, são punidos pela Justiça não são nada mais do que bravatas e jogos de cena.

Parafraseando Ulisses Guimarães, o mais ingênuo dessa quadrilha é capaz de colocar linha numa agulha com luva de boxe.

E que o Brasil viva dias com mais Justiça para todos, independente de partidos, raça ou classe social.

 

..::..

 

Lula em 12/09/2005

Companheiros, ministros e ministras,

Estou consciente da gravidade da crise política. Ela compromete todo o sistema partidário brasileiro. Em 1980, no início da redemocratização decidi criar um partido novo que viesse para mudar as práticas políticas, moralizá-las e tornar cada vez mais limpa a disputa eleitoral no nosso país.

Ajudei a criar esse partido e, vocês sabem, perdi três eleições presidenciais e ganhei a quarta, mantendo-me sempre fiel a esses ideais, tão fiel quanto sou hoje. Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. Traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tive conhecimento.

Estou indignado pelas revelações que aparecem a cada dia, e que chocam o país. O PT foi criado justamente para fortalecer a ética na política e lutar ao lado do povo pobre e das camadas médias do nosso país. Eu não mudei e, tenho certeza, a mesma indignação que sinto é compartilhada pela grande maioria de todos aqueles que nos acompanharam nessa trajetória. Mas não é só. Esta é a indignação que qualquer cidadão honesto deve estar sentindo hoje diante da grave crise política.

Se estivesse ao meu alcance, já teria identificado e punido exemplarmente os responsáveis por esta situação. Por ser o primeiro mandatário da nação, tenho o dever de zelar pelo estado de direito. O Brasil tem instituições democráticas sólidas. O Congresso está cumprindo com a sua parte, o Judiciário está cumprindo com a parte dele. Meu governo, com as ações da Polícia Federal, estão investigando a fundo todas as denúncias.

Determinei, desde o início, que ninguém fosse poupado, pertença ao meu Partido ou não, seja aliado ou da oposição. Grande parte do que foi descoberto até agora veio das investigações da Policia Federal. E vamos continuar assim até o fim, até que todos os culpados sejam responsabilizados e entregues à Justiça.

Mesmo sem prejulgá-los, afastei imediatamente os que foram mencionados em possível desvio de conduta para facilitar todas as investigações. Mas isso só não basta. O Brasil precisa corrigir as distorções do seu sistema partidário eleitoral, fazendo urgentemente a tão sonhada reforma política. É necessário punir corruptos e corruptores, mas também tomar medidas drásticas para evitar que essa situação continue a se repetir no futuro.

Quero dizer aos Ministros que é obrigação do governo, da oposição, dos empresários, dos trabalhadores e de toda a sociedade brasileira não permitir que esta crise política possa trazer problema para a economia brasileira, para o crescimento deste país, para a geração de empregos e para a continuidade dos programas sociais. Temos que arregaçar as mangas e redobrar esforços. Peço que aumentem, ainda mais, a sua dedicação. Se atualmente vocês,

Ministros e Ministras, trabalham até 11 h da noite, trabalhem um pouco mais, até meia noite, uma hora da manhã, porque nós sabemos que muito já fizemos, mas muito mais temos que fazer porque o Brasil precisa de nós.

Queria, neste final, dizer ao povo brasileiro que eu não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas, porque o povo brasileiro, que tem esperança, que acredita no Brasil e que sonha com um Brasil com economia forte, com crescimento econômico e distribuição de renda, não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo.

Quero dizer a vocês: não percam a esperança. Eu sei que vocês estão indignados e eu, certamente, estou tão ou mais indignado do que qualquer brasileiro. E nós iremos conseguir fazer com que o Brasil consiga continuar andando para frente, marchando para o desenvolvimento, para o crescimento da riqueza e para a distribuição de renda. E eu tenho certeza que posso contar com o povo brasileiro.

Muito obrigado.

 

  1. ainda bem que o povão não mais se deixa levar por jornal.,artistas,e na hora de votar lembra que agora não mais desemp.,agora pobre cursa a faculd.,agora nos temos nosso carro zero,o FMI não manda mais no Brasil ,temos remédios de graça na farmácia popular,milhares sairam da extrema pobresa,entre outras coisas…

    • Positivo. Isto nós com certeza desfrutamos de momentos muito melhores nessas áreas sitadas e moradia agricultura especialmente a familiar.

  2. Os PT’istas estão alegando que as condenações foram sem prova.
    Foi o próprio Lula que, às lágrimas, disse que era o 1º presidente sem diploma…donde se conclui que ele nunca, na estória(essa mesmo), fez prova…ou produziu uma prova…..matei a charada!!!! Sem prova! Entenderam? A que prova se referem?

  3. Palavras de Josias de Freitas hoje na Folha

    Os comentaristas que veem, no caso mensalão, “o fim da impunidade” e outras maravilhas nacionais poderiam explicar o que se passa, então, com o mensalão do PSDB, que se espreguiça desde 1998, já com prescrições havidas e outras iminentes para seus réus. Também serve uma explicação sobre o jornalismo e aquele processo.

    • Janio de Freitas afirmou na Folha de ontem que tudo começou em Minas Gerais, Paulo de Tarso Venceslau perguntado quem seria o Valério na época em que foi expulso do PT em 1998, depois de ter denunciado o esquema operado pelo compadre de Lula (Roberto Teixeira) para arrecadação de dinheiro em prefeituras governadas pelo PT, afirmou que Roberto Teixeira era o Valério na época em que denunciou as maracutaias do PT. Segundo Tarso Venceslau, Teixeira se apresentava nas prefeituras em nome de Lula, para pegar dinheiro para o PT. A turma do PT é bem grandinha é não precisa de ajuda para criar maracutaias.

      Janio se esqueceu que o PT fazia parte da coligação de Azeredo e os candidatos a deputados do PT também receberam recursos do valerioduto e que Azeredo perdeu eleição para Itamar Franco o que afasta a possibilidade da compra de votos ocorrida no mensalão.

  4. Nem li o que essa pessoa tem falado ou escrito! Me recuso a ouvi ou comentar um néscio!
    Eu sinto é uma enorme vergonha de que meu país tenha tido um governo tão sórdido como esse do período do PT.
    Estamos carentes de grandes personagens na nossa política que inibe a participação das melhores cabeças pensantes, dada a forma como se apossaram do poder, e pior, com um plano nefasto de permanência, como se fossem a salvação deste nosso sofrido país!
    Cadeia a todos os corruptos, independentemente de partidos ou agremiações, cujos programas são letras mortas servem apenas e tão somente para atender a justiça eleitoral. Nem seus correligionários conhecem sua cartilha!

    Insigt… paródia com o grande sucesso da minha querida Elis.

    Chiiiii… primeira briga já deu na Papuda… receberam o Dirceu cantando uma paródia de “Cadeira Vazia”…

    Catre Vazio

    Entra, Zé Dirceu, fica à vontade,
    E diz com sinceridade, o que desejas de mim
    Entra, pode entrar, que a casa é sua,
    Já te cansastes de roubar na rua,
    E os teus sonhos, chegaram ao fim

    Eu sorri demais quando o pegaram,
    Passei tantas horas rindo,
    Quero lembrar sempre esse dia.
    Mas, de uma coisa não pode ter duvida,
    O seu lugar aqui na Papuda,
    O seu catre ainda está vazio.
    Tu és o filho pródigo que volta,
    Procurando em minha cela,
    O que o mundo não te deu,
    E faz de conta que eu sou teu painho
    Que há muito tempo aqui ficou sozinho,
    A te esperar prá dar um “carinho meu”
    Voltastes, está bem, estou contente,
    Só que me encontrastes muito diferente…
    Vou te falar de todo coração
    Eu te darei carinho e não propina,
    Mas para dormir pode ocupar a latrina,
    Prá se alimentar podes comer no chão!

  5. Gosto muito e o admiro Marcelo Tas, mas me parece que você faz parte da direita elitista e sulista desse país. Ou talvez desconhece as mudanças que nós que moramos aqui no Nordeste vemos, pois, antes o Nordeste era esquecido. Será que é por isso que a impressa do Sudeste não engole o Sapo Barbudo? Será que é pelo fatos dos programas sociais onde pobre pode agora fazer uma faculdade, onde antes eram impossível? A ascensão dos pobres lhe causa mal estar? Se não é isso comece a falar da reeleição de FHC quando ele comprou o Congresso, falar do Mensalão Tucano, do Tucanoduto que foram 500 milhões desviados e outras coisitas mais. Caso contrário, terei a certeza que a sua inteligencia estar a serviço da elite burguesa do Sudeste, dos senhores da casa-grande, como diz Mino Carta dá revista que tanto você odeia, talvez por ser a única que tem coragem de assumir posição neste país. Sem mais.

  6. Meu comentário: É muita cara de pau!!! 12/09/2005… Já são 8 anos de cara de pau. Ninguém merece esse sr. Lula!

  7. Porquê estas pessoas que vibram com condenados do “mensalão” não rogam pela condenação dos bandidos que antecederam o PT e fizeram tantas falcatruas com milhões do país e os bilhóes do dolares que pegavam do FMI?

  8. : – Falou ? Está falado ! (Sydney Barreto)

  9. Após a condenação liga e diz que está junto com aqueles que um dia afirmou tê-lo traído!!!!! É surpreendente a cara de pau desses caras… quem se compadece de um traidor?!?!?

  10. oque a gente faz e um sentimento?

  11. Pois é, só falta ele agora…aguardo ansiosa o momento da prisão desse safado tb…apesar de achar que não ficaram muito tempo presos, pois acredito que até mudança de leis terão para tira-los de lá, afinal, semelhante defende semelhantes…

  12. A condenação dos envolvidos – pelo menos, dos principais – num país que por diversas vezes já se auto-intitulou “país da impunidade”, é um avanço, mas até chegar ao nível das medidas drásticas, as quais o nosso “indignado” ex-Presidente cita, está longe do ideal almejado pelos justos…vide a decisão de um Regime Aberto aos mentores do Mensalão.

  13. Não sei se fico indignada ou perplexa em ver tanta fanfarronice do PT. Cadê a oposição? Ou só o PT sabia fazer isso quando não estava no poder? Se isso acontecesse em tempos atrás, quando não estava no poder vcs iam ver a gritaria, e a indignação, o clamor por justiça!! Quanta encenação, vamos ver como as penas serão cumpridas…ai poderemos dizer se valeu ou não esse julgamento.

  14. Já é de conhecimentos geral a sua principal característica: FALASTRÃO!!!
    Junte-se a isso bancas “milionárias”de advogados e agências de publicidade idem, ele fala o quiser e/ou for conveniente para o momento. Se ler ou publicar na imprensa escrita, não veremos nem seus habituais erros de português.
    O pior é saber que por “míseros” reais (ex. Bolsa Família), suas conversas fiadas continuarão angariando votos de pessoas que vivem na miséria, sem conhecimento da vida pública desses homens que aparecem de tempos em tempos para discursar e assim alimentar fios de esperança de um povo sofrido. Essa corja deveria ser punida por enganar gente humilde e que na grande maioria só quer alimentar-se e aos seus filhos e ter um cantinho pra descansar depois dos seus dias de labuta.
    Cadeia seria pouco!, deveriam ser condenados a bater picareta no duro solo nordestino.

  15. Até me emocionei, relembrando a “indignação” do Lula no discurso e do “enorme esforço” que ele fez para desmantelar o esquema. Louvável seu comportamento, praticamente um santo…

  16. Ulisses se enganou. A frase correta é: O mais bobo é capaz de consertar relógio no escuro com luva de boxe… rsrs
    Colocar linha na agulha com luva de boxe, é mole, qqr deputado meio espertinho é capaz, fazem isso direto…

  17. Essas prisões “pra inglês ver” ainda não é a “limpeza” que nós queremos mas pelo menos mantem viva a esperança de que um dia esse país sera um país sério.

  18. asdrubolasdrubolini 15 de novembro de 2013 at 21:37

    E um antes fez se vítima, agora diza que uma absurdo. cadeia para ele támbem

  19. É uma pena, não tenho a mesma linha de raciocínio que a sua, enquanto Maluf no fim da vida vira figura cômica em seus comentários, enquanto Kassab e toda a trupe de fiscais quase são ignorados……..Os ditos Mensaleiros são a maior Masturbação coletiva da Imprensa cretina e corrupta.
    Gosto de você Tas, mas você caiu na pegadinha do Malandro, agora está com vergonha de ter caído nela……é uma pena.

    • Concordo com você, Willian! Alguém tem que ser o bode expiatório. Temos uma história de corrupção que vem assolando este país com fúria pelos tucanos que hoje se tornaram a elite impune brasileira. Temos a imprensa, com lavagem de dinheiro aqui e no exterior. Temos àqueles que esbanjam dinheiro que caem do céu e nos querem fazer de bobos. A corrupção dos mensaleiros e a punição imposta, quase se iguala ao ladrão de galinha se comparar com cifras fantástica que foram parar em bolsos de laranjas e nada aconteceu.

  20. Espero este mesma “palavrório” seu, Tas, no caso de TODOS os outros corruptos e também dos CORRUPTORES. Incluso, os que te empregam ou financiam de alguma forma.
    Marcos

  21. falou o que todo mundo queria ouvir

  22. JOSÉ RENATO FRANÇA 15 de novembro de 2013 at 21:03

    PORQUÊ SERÁ QUE ELE MUDOU O DISCURSO ??????????????

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>