Blog do Tas

Brasil sabe fazer eventos internacionais porque já mostrou que sabe

28 de novembro de 2013, 12:01

Escrito por marcelotas

Toda vez que acontece um acidente como o trágico que matou dois operários na Arena Corinthians, surge o infalível complexo de cachorro magro: “Tá vendo, eu disse que o Brasil não podia sediar Copa do Mundo, não poder dar certo… ó dia, ó vida, ó azar…”.

Evidentemente que há problemas na organização da Copa do Mundo no Brasil, como houve na África, na Alemanha e na última Olimpíada, em Londres, da qual participei da cobertura jornalística.

Busquei na memória grandes eventos internacionais sediados no nosso país que produziram bons frutos e encontrei a Eco 92. Há mais de 20 anos, o Rio foi sede de um mega encontro planetário quando não havia nem conexão à internet na cidade. Aliás, foi justamente por conta da Eco 92 que surgiu o primeiro provedor de acesso, e começamos a participar da então chamada “rede mundial de computadores”.

Os frutos da Eco 92 são inegáveis. É o marco da expansão da consciência da fragilidade do planeta e da ameaça que representamos para o seu futuro. Hoje ninguém comenta mais os problemas de infra-estrutura do evento, mas a memória dos seus frutos. Em qualquer parte do mundo são reconhecidos os efeitos daquele encontro no Rio de Janeiro.

Uma memória bastante paupável é o livro “Earth From Above” (“Terra de Cima”), escrito pelo ativista ambiental Yann Arthus Bertrand. A ideia do livro começou a ser concebida para a Rio Earth Summit para chamar atenção para a degradação ambiental do planeta através de fotos aéreas. Um ano antes do evento, Yann havia fundado a Altitude Agency, primeira agência de fotografia especializada em imagens aéreas. Hoje, a agencia possui mais de 500 mil fotos tiradas em mais de 100 países por fotógrafos do mundo inteiro.

 A primeira edição do livro foi lançada em 1999 e já vendeu mais de 3 milhões de cópias. Questões como a poluição, a expansão urbana e os desastres naturais são colocados diante dos nossos olhos e coração através de imagens aéreas impressionantes da Terra.

O Brasil não só está preparado, como já sediou importantes eventos internacionais. O momento é de agir sem poupar os responsáveis pelas falhas mas também sem criar irresponsavelmente um clima de já perdeu. Que tal cultivar o discernimento para entender – e eventualmente colaborar – para a realização de uma grande Copa 2014, e de Jogos Olímpicos 2016 inesquecíveis para visitantes e brasileiros?

 

Mina a céu aberto em Nova Lima, perto de Belo Horizonte – Minas Gerais

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

Mina de ouro de Poconé, Pantanal – Mato Grosso

Rio Amazonas, Brasil

Duna Fraser Island, Austrália

Mina de carvão, Africa do Sul

Montanhas perto de Jengish, Quirguistão

Subúrbios de Copenhague, Dinamarca

Casas de barco em Lagos, Nigéria

Barcos encalhados no mar de Aral devido a seca, Cazaquistão

Palm Jumeirah, Dubai – Emirados Árabes Unidos

Planta solar na Andalusia, Espanha

Mina de cobre de Chuquicamata, Chile

Saiba mais sobre Yann Arthus- Bertrand:

> Yann dirigiu também vários documentários pra TV e pro cinema. O mais conhecido deles é “Home”, lançado em 2009.

> Neste link há inúmeras imagens feitas em solo brasileiro.

> Existe também uma versão infantil para o livro “Earth From Above”.

 

  1. É isso, Tas. Vejo assim também! É bem verdade que temos de melhorar muito como país. Acredito que o tempo e o crescimento do Brasil, vão, aos poucos, dando a maturidade necessária de que precisamos. Por enquanto somos igual boi, “não sabemos a força que temos…” Como se isso não bastasse, somos um monte de forças puxando para todos os lados e especialmente no futebol, se não for espelho eu puxo contra… Nós, brasileiros, temos o hábito de cobrar os outros – principalmente os políticos – mas não nos cobramos. Crescimento significa cobrar os outros e a nós mesmos. Maturidade significa cobrar a nós mesmos, depois cobrar os outros…

    • Creio ter assistido a um noticiário em que se informava que a operação da grua estava a cargo de uma empresa alemã. Creio também ter lido que não houveram mais mortes porque a obra havia parado por algumas horas. Lamento profundamente o falecimento de dois operários, mas é bom lembrar que operar gruas em construções desse porte é uma das tarefas mais delicadas e perigosas em canteiro de obras e, ao que tudo indica, foram tomadas precauções no sentido de não expor desnecessariamente outros funcionários nessa ocasião. O brasileiro tem mania de se culpar por tudo, como se já nascesse devendo uma desculpa ao mundo. Gente, acidentes acontecem, a grua era alemã e mais ninguém se feriu… bola prá frente!

  2. O México fez duas copas, a Alemanha, a Africa do Sul, os Estados Unidos, a França. Em suma, países desenvolvidos e em desenvolvimento. Além disso muitos outros brigam para sediar tal evento. Será que todos estão errados em manter tal interesse ou a FIFA não vai impor os direitos que tem sobre evento (que é sua propriedade!) a qualquer país sede. Assisti a copa das confederações da Alemanha (pela TV) e vi a cobertura de um estádio arrebentar com o peso da água: foi mal calculado, executado, foi costurado por brasileiros? Acontecem imprevistos e imperfeições em qualquer lugar. Também não vi berlusconi ou outro governante europeu preso. O rei da Espanha vai a África matar elefantes etc. Essa estória de impunidade só no Brasil não cola. O Brasil não é pior nem melhor que os outros. O que acontece aqui, acontece em qualquer lugar. Estamos caminhando talvez um pouco devagar em alguns aspectos, mas caminhando. Agora temos que ver a quem interessa em ampliar esse complexo de vira-lata. Vejam a quanto foi o dólar durante as manifestações!

    • Concordo plenamente que existem políticos corruptos em todo lugar, que acidentes acontecem em todo lugar e não somente no nosso “azarado” Brasil! A questão não é de sempre estar puxando prá baixo, ter pensamento pequeno. Estou longe de pensar dessa maneira.
      Mas será que uma Copa do Mundo precisaria sempre demandar gastos de milhões em novos estádios, reformas e melhorias urbanas urgentes?
      Acredito que uma verdadeira Copa do Mundo poderia apenas mostrar o verdadeiro valor desse evento, mostrar o valor e talendo de cada jogador, de cada seleção, independentemente do país sede ser desenvolvido,sub-desenvolvido ou seja lá o que for.
      O show poderia ficar restrito aos jogos inesquecíveis que sempre acontecem nessa competição e não só no quão belos e modernos sejam seus estádios e cidades…
      Será que é ilusão demais ?
      Ah, continuo te amando viu Tás.. rsrs

  3. Ta por fora Tas… no Brasil não existe impunidade não, as leis são muito rigorosas, porém elas só se aplica aos pobres. Quem rouba uma lata de leite, ou um celular de 200 conto apanha, é algemado, preso, tem sua foto divulgada em programas sensacionalistas, e chegam a ficar anos presos, por que não tem quem os defenda. Já os ricos, roubam milhões e não ficam por mais de seis meses, isso quando vão.

  4. Ai Taz…. Adoro tudo que você escreve e raramente discordo do teu pensamento e dos teus argumentos… Mas desta vez tá difícil viu…. São tantas coisas injustas e erradas neste nosso país, tantas pessoas sendo tão mal tratadas , pela nossa falta de saúde e educação dignas, que não tem como não pensar que esse dinheiro todo poderia ser bem melhor empregado.
    Além disso, o que mais doe ainda é saber que, nesses estádios , só veremos convidados globais ¨vips¨ ( não conheço ninguém que foi sorteado para os ingressos…)
    Mas enfim, continuo te amando e sempre lendo teu blog! Valeu!

  5. Finalmente alguém trata o tema com alguma lucidez…brasileiro tem essa Síndrome de Hardy na qual nada aqui presta, tudo está errado…mas com os outros! E daí fica esse festival de lamentações, misturado com hipocrisia, que enche o saco e não leva absolutamente a lugar algum…e agora virou isso, qualquer meia dúzia de gatos pingados decide se manifestar sobre alguma coisa ou sobre tudo e paralisa a vida de centenas, milhares de outros…vamos combinar, já encheu, não?

  6. Eu quero que o Marcelo Tas , se puder , me dê um espaço em seu programa televisivo , para debatermos o assunto , que é clamado por 51.000.000 de brasileiros da carteira assinada + 9.000.000. milhões de aposentados celetista dos quais eu falo em nome deles ; debater o fim do famigerado FATOR PREVIDENCIÁRIO !!!Sidney Horta

  7. Prioridade implica responsabilidade. Talvez o Brasil seja jovem demais para ser responsável…

    • penso assim também, somos jovens se olharmos para a europa e estamos em alguns pontos atrasados em relação aos estados unidos da américa que é tão jovem quanto nós. mas temos nossas qualidades também.

  8. ô Tas você também com essa de chamar o Itaquerão de “arena corinthians” qual é a desse site,o dono é corintiano e decretou essa bobagem,pois é o unico na mídida que usa essa denominação.Ma seu achei que vc ia destoar,mas pelo jeito…

    • parabéns por entender que o nome arena corinthians é importante até vender o naming wrights , depois chame do que quiser , pois vão todos chorar quando tiverem que ir jogar lá.

    • vai esperar o que de quem tem nome Maluf???

    • Caso vc não saiba , essa denominação – Arena Corinthians – tem uma lógica comercial importante para o Corinthians . Não há nada de bobagem nisso . Porque vc não chama o Morumbi de Sonião ? Já que ele fica na V. Sonia ? Ou Porcão para a Arena do Palmeiras ? Vc quer saber mais ? Vc pode chamar pelo nome que quiser , direito seu , eu também posso achar que vc é um idiota , direito meu !!!! Tas , parabéns por seu discernimento .

    • A globo.com também usa.

  9. O QUE FALTA NO BRASIL , NA AMERICA DO NORTE E EUROPA JÁ VEM DE BERÇO.
    SOMOS UM PAÍS QUE NUNCA PASSAMOS POR GUERRA, PORTANTO NÃO SABEMOS O PREÇO DE UMA VIDA !
    POLÍTICOS BASTARDOS QUE OFERECEM DENTADURAS E BOLSAS ESMOLAS PARA SE ELEGEREM E DEPOIS ESCRAVIZAR OS CÉREBROS DE SEUS ELEITORES ATÉ AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
    ENTÃO SÓ TEM UMA SOLUÇÃO PARA UM PAÍS QUE VIVE DE CORRUPÇÃO, TRÁFICOS, POBREZA, MENTIRAS, POLÍCIA CORRUPTA, CELULARES DENTRO DE PRESÍDIOS, CHEFES TRAFICANTES COMANDANDO DE DENTRO DE PRESÍDIOS, MORTES EM ASSALTOS, POLITICOS QUE NÃO SABEM O QUE É PRESO POLITICO, E UMA PRESIDENTA QUE VIVE NA LUA.

    REVOLUÇÃO ! ! ! ! CORRE O SANGUE, MAS VOCE RECONHECE UMA PÁTRIA !

    • Tô contigo Ênio, o Brasil só irá mudar o dia que enfrentar uma guerra. Conheci um revolucionário turco, que ficou radicado na espanha e hoje vive no Brasil, e ele dizia: “Não há revolução sem sangue. Enquanto não houver uma revolução com sangue derramado nas ruas, não haverá mudanças”.

    • ME DIGA UM CAMINHO QUE JÁ FOI TENTADO POR POLÍTICOS!
      UM SÓ !

    • Ô Enio, baixe as armas… Corrupção existe em toda parte, impunidade é que é o problema do Brasil. Vamos lutar por acabar com ela, mas sem sangue, esse caminha já tentaram e deu no que deu.

  10. o Brasil ta trabalhando pra mostrar uma boa, bonita copa para os visitantes.
    Temos dinheiro de mais aqui no Brasil, olhe todos esses excelentes estádios que estão fazendo? São excelentes estádios! Mas são estádios que não deveria ser feito.. um país não pode ser feito só de estádios. Já temos belos estádios: Maracanã, Morumbi, Fonte Nova, Mineirão e etc.. tem estádios de mais. (só varrer e passar um pano que ta novo..) usaria todos que estão ai por mais um bom tempo.. e mesmo com a copa sendo aqui, com um bom planejamento não gastaria tanto com estádios..
    É prioridade que devemos ter, e não é isso que vemos, só acho que prioridade não é ESTÁDIOS.

    • Acho eu que somente conseguiremos acabar com a corrupção, criando uma lei que impeça parentes de políticos se elegerem por três ou quatro gerações.

      Pois o problema dessa corrupção “alongada” são as inúmeras saídas dos pais, avôs, tios e etc. para a entrada dos filhos, netos, sobrinhos e etc. no poder, perpetuando essa raça ruim de brasileiros que olham apenas para seus umbigos.

      Brasil de idéias novas!

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>