Blog do Tas

Biblioteca Britânica: um milhão de imagens para o público catalogar

19 de dezembro de 2013, 17:34

Escrito por marcelotas

História de las Indias de Nueva-España y islas de Tierra Firme”, de Diego Durán – México 1867

A Biblioteca Britânica, uma das maiores do mundo, publicou recentemente mais de um milhão de imagens de seu acervo no The Commons, repositório de imagens de domínio público do Flickr. São mapas, diagramas, iluminuras, cartuns… que qualquer pessoa pode usar livremente.

Agora, o segundo passo do projeto é a “curadoria mecânica”: usar a inteligência coletiva para aperfeiçoar a classificação do precioso acervo. Saiba como e colabore!

The Coming of Father Christmas“, de Eliza F. Manning – Londres 1894

  1. A Library of Congress já fez o mesmo com parte de seu acervo fotográfico e parece ter dado muito certo. Muitas fotos com contextos e sujeitos desconhecidos ganharam assuntos e termos descritores através da contribuição coletiva e do compartilhamento. Legal!

  2. Aplaudimos esta apresentação do colega Tas, que transporta este mega acervo Biblioteca Britânica, o que é uma Feliz contribuição, para preencher um espaço na imensa lacuna , existente na área cultural, hoje atacada por um Temível, e Prejudicial parasita, que é a avalanche de Lixos importados (desenhos animados, e enlatados de péssima qualidade instrutiva ) Que Não somam nada , alais, diminuem a capacidade racional do cérebro infanto juvenil, Uma Contribuição para a Id iotização, da nova Geração, alienada ao atual Lixo Educacional . Q S L ?
    Mestry Badahra mestrybadahra@gmail.com

    • Luiz Carlos Cavalcanti de Albuquerque 15 de janeiro de 2014 at 22:41

      Meu caro, não são somente os “lixos importados” que contribuem para a pobreza cultural tupiniquim. Nossos canais de TV, salvo raras exceções, despejam diariamente centenas de idiotices de “fabricação” nacional, que em nada contribuem para melhorar o nível cultural da população. Reality Shows abomináveis, programas de auditório de baixíssimo nível, humorísticos apelativos e sem a menor graça,.(saudades de Chico Anisio), Telejornais descaradamente manipulados, as terríveis novelas… Enfim, pouco se aproveita do maior meio de comunicação do país. Abs.
      Em tempo: Adorei a “Id iotização”!

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>