Blog do Tas

O que você não viu nas Olimpíadas de Sochi

24 de fevereiro de 2014, 11:56

Escrito por marcelotas

Video: 60 minutes (CBS)

 

As espetaculares imagens da Olimpíada de Inverno em Sochi trouxeram com de volta acusações gravíssimas contra Putin, o dono da festa. O “60 minutes”, um dos programas de jornalismo mais antigos e respeitados da TV mundial, dedicou um segmento inteiro a um homem que só tem hoje um objetivo na vida: desmascarar e denunciar Putin, hoje, muitos acreditam, o homem mais poderoso desse planetinha cheio de problemas.

A história de Bill Browder é tão espetacular quanto o show na neve em Sochi, só que com final trágico. Filho do maior líder comunista dos EUA (sim, eles existem lá na terra do capitalismo), ele um dia decidiu virar o maior capitalista da antiga União Soviética. Nos anos 90, ele entrou com tudo na Russia, comprando empresas mal geridas pelo estado através do seu fundo de investimento Hermitage Capital Management. Aos poucos percebeu que o pais é governado “por um bando de mafiosos”, segundo suas próprias palavras ao 60 minutes.

Depois de sofrer ameaças de morte, ficou 15 horas retido no aeroporto em Moscou e hoje é definitivamente proibido de entrar na Russia. Montou um bunker de advogados e investigadores em Londres com o firme propósito de denunciar o regime de Putin e alertar os incautos investidores na “nova Russia” vendida por ele, como vimos nas imagens de Sochi.

A entrevista reconta ainda o trágico fim de Sergei Magnitsky, advogado moscovita do magnata inglês, que foi torturado e morto na prisão de forma até hoje não esclarecida, em 2009, em pleno governo Putin.

Na Russia, infelizmente, nem tudo são as lindas flores e crianças sorridentes que vimos ontem na cerimônia de encerramento dos bem sucedidos Jogos Olímpicos de Sochi. Se coisas assim acontecem com gente poderosa como Browder, imagina com pobres mortais.

 

  1. Moro no Canada, assisti tudo pude ate o Presidente Puts, dormindo… Horrivel

  2. Porque sempre os americanos se preocupam em sujar a imagem de uma coisa tão linda, discplinada, como os jogos de inverno da Russia. Eu pergunto, será que na América não existe máfia nenhuma? Ora gente por favor, A máfia das industrias de armamento, a máfia das redes de televisão, a máfia das empresas de medicamentos e se eu for inumerar aqui vai faltar espaço.
    No Basil não tem máfia nas construçoes dos estadios ? Porque os americanos não escancaram a miséria deles de milhoes de desempregados. Nao conseguem ver um pais emergente se destacar sem jogar lama…kkk

  3. Quem acha que a mudança de ideologia político/econômica, e inocente o povo humilhado e subjugado por diversas décadas, iria mudar sua forma de pensar se muito agir, a forma da governar Russa esta com a CGB, o próprio Put… era um agente, imaginem um mero cidadão ergueria-se a opor ao regime, sabem que esta pessoa pode muito bem mandar executa-lo a qualquer momento. Não podemos comparar o Brazil e a Rússia, a máfia política no Braz. é “democrática” por um povo sem memória, emburrecido por força politica transformando-os em cordeiros “deitados eternamente em sei berços esplêndido” já na Rússia o povo foi doutrinado a força, a não ir contra o regime, e isto não sairá do subconsciente de diversas gerações de russos.

  4. É publico e notório que tudo que se mostra na Russia como em outros países é o lado bom da fruta, os ladrões não vão mostrar o que se faz por debaixo dos panos só aqui no brasil é que os caras são descarados por que o povo é muito idiota, somos um povo que se compra com qualquer festinha e costumamos fazer o que todo mundo faz ou o que a nossa ridícula mídia coloca como caminho a ser seguido, no final das contas a mesma coisa colocamos sempre os mesmos gatunos no poder. O povo merece o que tem!

  5. Se estou entendo bem, santo é só os Americanos. Sei !!!

  6. Ainda bem que a Copa no Brasil é o oposto disso. Vamos ensinar aos russos o que é um evento sem corrupção num país sem desigualdade.

    • Ivone da Cruz Jaques 24 de fevereiro de 2014 at 21:10

      Vou deixar o bom velho/atualíssimo Zé Ramalho falar por mim:
      Vocês que fazem parte dessa massa,
      Que passa nos projetos, do futuro
      É duro tanto ter que caminhar
      E dar muito mais, do que receber.
      E ter que demonstrar, sua coragem
      A margem do que possa aparecer.
      E ver que toda essa, engrenagem
      Já sente a ferrugem, lhe comer.

  7. Lembrei que também existem freiras feministas nos EUA. Não Acompanhei o video porque não tenho inglês, ou legenda.

  8. Uma pena que o esporte seja usado para fins políticos, e ainda com o aval do COI.

  9. kkkkkkkkkkkk só posso rir de quem acreditou q a Russia mudaria seu jeito de operar, apesar da abertura economica da Russia quem governa ainda são os comunistas.

  10. Querido Tas; Quando estive na Russia em 2011, passando pelas duas maiores e principais cidades ( Saint Petersburg e Moscow) , foi nítida a impressão de desigualdade naquele pais. Em St. Petersburg, com suas intermináveis avenidas , ainda há muita gente morando exatamente nas mesmas condições das quais viviam na sofrida URSS. Enormes grupos/prédios residências onde dividem de forma comunitária espaços como, cozinhas, banheiros etc. Essas foram palavras de minha guia/tradutora . O País é lindo. Encantador. Porém carrega uma energia pesadíssima.

Deixe um Comentário

Aviso aos navegantes: os comentários são parte fundamental de qualquer blog. Eles servem para ampliar, criticar e completar o texto do autor.

No "Blog do Tas", todos os comentários só são publicados DEPOIS de passar por moderação.

NÃO publicamos:

  1. Comentários com palavrões ou agressões gratuitas.
  2. Comentários fora do assunto.
  3. Comentários com auto-propaganda ou propaganda de terceiros.

Se não estiver nas categorias acima, sua opinião será liberada o mais breve possível.

Bem-vindo e obrigado pela participação!

Connect with Facebook

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>